EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO JORNAL DIÁRIO DA TARDE. CURITIBA, FINAL DOSÉCULO XIX, PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Aluno de Iniciação Científica: Bruna Rodrigo de Lima (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Liane Maria Bertucci
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: saúde , imprensa , educação
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Como diferentes textos, imagens, propagandas e informes publicados pelo jornal curitibano Diário da Tarde (inclusive assinado por leitores) educavam a população em práticas consideradas sadias pelos médicos? A partir desta questão geral a pesquisa realizada resgatou indícios desta educação a partir do final dos Oitocentos e não apenas a partir da segunda metade dos anos 1910, um período marcado por debates e ações relacionadas ao movimento sanitarista (permeado por teses eugênicas) que alardeava a necessidade de educação do brasileiro para a construção de uma nação sadia. Foi possível observar que ações relacionadas à higiene e saúde em geral, muitas vezes realizadas pelo governo estadual ou municipal, eram veiculadas e debatidas pelo jornal de Curitiba e, também, que o saber médico-científico tanto disputava espaço e adeptos com outras práticas de cura, quanto foi combinado com estas outras práticas utilizadas pelos moradores da capital paranaense. Neste segundo ano de pesquisa foram pesquisados os números do jornal Diário da Tarde arquivados no Círculo de Estudos Bandeirantes (Curitiba-PR) e concluída a pesquisa nos exemplares que estão na Biblioteca Pública do Paraná (Curitiba-PR). Como no ano anterior, depois de realizado o levantamento de matérias diversas e propagandas relacionadas a educação para a saúde, a transcrição do material foi efetuada em fichas com itens de anotação previamente definidos (nome do autor da matéria, avisos, título; nome do jornal; data completa da publicação; transcrição do material selecionado de forma integral ou resumida; observações, quando pertinentes). Embasada metodologicamente na história sociocultural, notadamente na obra do historiador Edward P. Thompson, a relevância da pesquisa está em mostrar a contribuição da imprensa na divulgação de modos científicos de manutenção da saúde e combate às doenças (uma educação que resultou na reivindicação de vários curitibanos por saúde) e em recuperar, mesmo que pontualmente, ações populares de cura, ações mantidas pelo costume, vivenciadas cotidianamente, por vezes combinadas com indicações médicas, que eram desaprovadas pelos doutores.