CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO PARANÁ: APETRECHOS E UTENSÍLIOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO
Aluno de Iniciação Científica: Renata Manczur Torres (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Gizele de Souza
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: Cultura escolar , Escola primária , Instrução paranaense
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O presente trabalho é integrante do projeto de pesquisa intitulado "História, Cultura e Escolarização da Infância", coordenado pela Profa. Dra. Gizele de Souza, cujos objetivos gerais voltam-se, dentre outros, para o levantamento, catalogação e análise de dados sobre a história da infância e da história da educação primária paranaense. O objeto específico tratado neste trabalho refere-se à cultura material escolar das escolas primárias do Paraná, de fins do século XIX e início do século XX, a fim de caracterizar os utensílios e apetrechos utilizados e em circulação nessas escolas, na perspectiva de que a identificação dos objetos escolares contribui com a análise do cotidiano das escolas primárias e corrobora com o estudo da organização da instrução pública primária paranaense. Dentre os vários utensílios e apetrechos presentes nas escolas primárias, a pesquisa destaca o objeto mobiliário escolar como ferramenta analítica de adentrar ao universo do cotidiano escolar primário paranaense, a fim de observar mudanças, permanências, particularidades relativas a este objeto no cenário da instrução primária. Para dar conta dos objetivos estabelecidos, o estudo valeu-se do acervo disponível no DEAP - Departamento do Arquivo Público Paranaense e da Biblioteca Pública do Paraná, composto por ofícios, cartas, relatórios de inspetores escolares, professores, presidentes da província/do estado, lista de objetos escolares, legislação educacional paranaense, artigos de periódicos paranaenses em circulação no período pesquisado, recibos, entre outros. Quanto ao aporte teórico, o trabalho conta com as contribuições da história cultural, em especial, dos estudos de Michel de Certeau e Roger Chartier, da historiografia educacional especializada no campo da cultura escolar e cultura material escolar. Alguns resultados podem ser explicitados, como a diversidade de objetos escolares presentes nas escolas primárias paranaenses desde fins do século XIX, destituindo a tese de que no oitocentos pouco se fazia e quase nada se provia em termos da instrução pública. A pesquisa localizou não só uma variedade imensa de objetos escolares, mas uma riqueza de fontes que revelam o debate e a circulação em torno dos objetos escolares, uma trama de sujeitos, empresas e fabricantes envolvidos no tocante a questão do provimento das escolas primárias.