Aluno de Iniciação Científica: Maria Patricia Celestino de Oliveira (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Pedagogia
Orientador: Gizele de Souza
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Educação
Palavras-chave: educação infantil , relações raciais , Proinfantil
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O presente estudo integra o projeto de pesquisa intitulado "História, Cultura e Escolarização da Infância", coordenado pela Profa. Dra. Gizele de Souza, e os objetivos do plano de trabalho discente voltam-se para a interface entre educação infantil e relações raciais, mais especificamente acerca da análise de dados sobre perfil sócio-econômico e condição etnicoracial de professores cursistas vinculados ao Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL. Esse programa de formação coordenado e financiado pelo MEC realizou-se em parceria com estados, municípios e Universidades federais e fora destinado aos professores da educação infantil que não possuíam formação escolar mínima exigida pela legislação vigente e que atuavam em creches e pré-escolas brasileiras. O curso foi ofertado em nível médio, modalidade normal, com a duração de dois anos e no Paraná o mesmo teve vigência de 2009 a 2011. A UFPR em parceria com outras universidades federais (UFMG, UFRJ e UFC) organizou uma pesquisa, em forma de questionário a todos os cursistas do PROINFANTIL dos estados coordenados pelas universidades mencionadas, cujos resultados foram tratados pelo programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A base empírica utilizada por este plano de trabalho foi composta por itens dos questionários respondidos exclusivamente pelos cursistas do PROINFANTIL Paraná, em particular por aqueles que trouxeram de modo mais direto os aspectos sobre formação escolar, perfil sócio-econômico e condição etnicoracial dos respondentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, os dados empíricos foram examinados à luz da bibliografia especializada sobre relações raciais e educação infantil no Brasil, em destaque para as contribuições dos estudos de Eliane Cavalheiro e Lucimar Dias Rosa. Como resultados, a pesquisa observou que a proporção da auto-classificação expressada pelos cursistas reproduz a distribuição de cor/etnia no estado do Paraná, considerando os resultados do censo de 2011. Somente no caso do grupo de pessoas que se auto-identificaram como pretas observou-se uma variação relevante em relação à proporção da população, sendo maior na amostra de professoras que cursaram o Proinfantil que na população paranaense. Cruzando a cor-etnia com a renda dos cursistas observou-se que uma distribuição distinta da população brasileira em geral: pardas com renda maior que pretas e, inclusive, maior que das professoras brancas do Proinfantil. Cruzando a cor/etnia com a escolarização não foram verificadas diferenças entre os grupos.