CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: REALIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO (1927-1967)
Aluno de Iniciação Científica: Elizete Antumes Gemin (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Carlos Eduardo Vieira
Departamento: História
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Conferências Nacionais de Educação , discurso educacional , reformas na educação
Área de Conhecimento: 70801029 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O presente trabalho pretende analisar as Conferências Nacionais de Educação (CNEs) promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE) e realizados no período que compreende os anos de 1927 a 1967. A ABE foi criada por um grupo de intelectuais em 1924, dando origem a um movimento de renovação educacional e de criação de um projeto para elaboração de uma política nacional de educação. Além disso, organizou projetos junto a órgãos do governo, publicou manifestos e planos educacionais. Essas iniciativas estavam intrinsecamente articuladas ao anelo de formação da nacionalidade e a projetos de homogeneização cultural e moral. Dentre as várias atividades organizadas pela ABE, as que alcançaram maior repercussão em nível nacional foram inequivocamente as CNEs. No total foram realizadas treze CNEs, ocorridas ao longo de quarenta anos, sendo que a primeira delas realizada na cidade de Curitiba no ano de 1927 e a última na cidade do Rio de Janeiro em 1967. Essas CNEs além de se constituírem como espaço de elaboração e execução de um projeto educacional para o país, pretendiam organizar um amplo movimento de opinião pública voltado para o debate das questões educacionais. Perante o exposto nossa proposta de pesquisa tem por objetivo a identificação dos locais de realização dessas conferências, dos temas abordados e das formas de organização desses eventos, além de mapear os participantes que se destacaram nesses espaços. Nesses fóruns educacionais a preleção que se lançou então, foi uma relação entre educação e modernidade. As CNEs se constituíram como local de enunciação de uma intelectualidade que procurou defender suas teses sobre educação e de disputas políticas que refletiam ideologias e demandas do Estado de acordo com suas próprias crenças. Esses intelectuais enquanto sujeitos ativos se colocaram em condições de poder transformar a realidade em que estavam inseridos. Desse modo, a hipótese que defendemos é que as Conferências Nacionais de Educação representam espaços significativos para flagrarmos o discurso educacional. Elas possuem grande potencial de produção do conhecimento histórico a respeito dos temas, das formas de organização e dos agentes engajados no debate educacional no Brasil. Os eventos organizados pela ABE, além do alcance nacional e da frequência incomum para o momento, debateram problemas centrais para o campo educacional, tais como escola primária, ensino secundário e superior, formação de professores, métodos de ensino, educação física, mas principalmente, buscaram formular e organizar o sistema nacional de ensino.