RAZÃO E ANIMALIDADE

Aluno de Iniciação Científica: Benjamim Brum Neto (IC-Voluntária)
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena)
Orientador: Celso de Moraes Pinheiro
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Kant , Nietzsche , disciplina
Área de Conhecimento: 70801010 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Este trabalho pretende tematizar a educação em Kant, que se sustenta em grande parte sobre a concepção de disciplina. Após introduzirmos o pensamento kantiano, passamos à exposição de um desdobramento negativo da disciplina kantiana. Com esse objetivo, chamamos Nietzsche para auxiliar na argumentação. No intuito de que essa tarefa seja bem sucedida, explicamos em linhas gerais o conhecimento necessário da filosofia nietzscheana a fim de facilitar a compreensão do tema. Utilizaremos o filme Black Swan (2010), de Darren Aronofsky como forma de ilustrar as consequências negativas do pensamento kantiano, caso suas ressalvas não sejam analisadas com a devida atenção. Por fim, de forma mais sucinta, mas não menos importante, buscamos mostrar a razão pela qual a disciplina é tão fundamental para Kant. Após expormos as duas vertentes que parecem em grande medida contraditórias, passamos à análise do filme Black Swan (2010), usado aqui para ilustrar a ideia de que o homem não é um ser nem puramente racional, nem puramente animal; mais do que isso, a ideia da impossibilidade de articularmos esses dois "polos" de maneira harmoniosa, de maneira não conflitante. O sujeito situa-se numa zona de convergência entre esses dois polos, onde encontramos o conflito constante, inevitável, e responsável pela sanidade e autogovernança. Este trabalho pretende testar paradigmaticamente a filosofia da educação de Kant. Observamos com isso que seu pilar - a disciplina - deve ser interpretado com parcimônia: não devemos exceder seus limites, mas também não devemos adotar a liberdade em sua radicalidade como pedagogia. Mostramos que o homem, assim como possui seu lado racional, possui seu lado animal. O equilíbrio entre esses dois polos é essencial para uma formação saudável. Por fim, o trabalho visa mostrar que apesar de Kant insistir na disciplina como fundamental à formação dos homens, jamais abandonou a ideia de uma educação para a autonomia, para o esclarecimento. 

 

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