LIMITES E AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CURITIBA
Aluno de Iniciação Científica: Solange Aparecida Rosa (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Co-Orientador: Tânia Mara Pacífico
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Prática pedagógica , Infância , Identidade
Área de Conhecimento: 70801002 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
O estudo procurou analisar as práticas pedagógicas que contribuem para a implementação do artigo 26ª da LDB (modificado pela Lei 10.639/2003) observando o ambiente escolar desde a sua estrutura física, material didático e paradidático, mídia veiculada na escola, representação visual (cartazes, murais), acervo da biblioteca e, principalmente, práticas pedagógicas e formação docente em relação à temática racial. A pesquisa está sendo realizada numa escola municipal da periferia de Curitiba, de porte médio, com aproximadamente 430 alunos. O embasamento teórico para a análise com estudo bibliográfico sobre relações raciais e com análise dos resultados da pesquisa MEC/UNECO de 2009 que mapeou e investigou práticas pedagógicas de implementação da referida Lei em escolas das cinco regiões brasileiras. De modo geral, o estudo de campo nessa etapa permite afirma que a escola apresenta poucas práticas pedagógicas para a efetiva implantação da política. Há na escola uma equipe disciplinar que teoricamente desenvolveria o trabalho, porém neste momento não há nenhum projeto ou outro tipo de atividade sendo desenvolvidas. A biblioteca recebeu os livros do programa PNBE e outros que contemplam a diversidade étnico-racial, mas os alunos não têm acesso, pois a biblioteca não tem funcionários. Na representação visual da escola, que agora esta enfeitada para festa Junina, em nenhum momento existe expressam a diversidade étnica, algumas poucas que há são as publicidades do governo federal. Ou seja, no projeto político pedagógico existe a proposição de realização de ações de educação das relações étnico-raciais, mas na realidade a obrigatoriedade da Lei pouco tem impacto no cotidiano escolar. A pesquisa pretende, ainda, analisar entrevistas com o corpo discente e docente para investigar a percepção diante dos assuntos que implicam a convivência e discussão das relações raciais e da Lei no âmbito escolar.