PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, UMA MUNICIPAL E OUTRA PRIVADA, NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ- PR

Aluno de Iniciação Científica: Camila Lopes Teodoro (IC-Voluntária)
Curso: Gestão Ambiental (Setor Litoral) (MT)
Orientador: Afonso Takao Murata
Colaborador: Juliana Laís Armstrong Lopes
Departamento: Campus Litoral
Setor: Campus Litoral
Palavras-chave: Educação Ambiental , Temática Ambiental , Educação
Área de Conhecimento: 70800006 - EDUCAÇÃO

O estudo teve como objetivo, diagnosticar o modo como a educação ambiental (EA) vem sendo trabalhada no espaço escolar no município de Paranaguá-PR. A pesquisa foi delimitada nas séries iniciais (1° a 4° série) do ensino fundamental de uma escola municipal e outra particular. A coleta de dados para o desenvolvimento deste estudo foi realizada a partir da aplicação de entrevistas e questionários semi-estruturados junto aos gestores, coordenadores e professores das escolas. Os dados obtidos foram analisados, interpretados e discutidos segundo a técnica da análise de conteúdos Bardin, 1977. Pelos resultados alcançados pôde-se observar que o número de alunos atendidos pela escola privada (350 alunos) é quase duas vezes maior que a municipal (201 alunos), mas a relação aluno/professor é igualmente proporcional, já que na escola pública 23 professores atuam e esta relação gira em torno de 8. E na particular, 30 professores estão atuando, sendo esta relação um pouco maior, próxima de 12 alunos por professor. Outra verificação é que as duas escolas desenvolvem projetos relacionados à temática ambiental, mas apesar disso detectou-se insuficiência na abordagem e no conteúdo desenvolvido pelas professoras de ambas as escolas. Dessa forma, verificou-se a necessidade de ações que trabalhassem a EA voltada para os docentes com o intuito de: ampliar o conhecimento dos mesmos frente à temática ambiental e instigá-los a desenvolver novas ideias e práticas envolvendo a EA no ambiente escolar. Sendo assim, foi proposto o curso "PENSAR global, AGIR local: Formação continuada dos Professores do Ensino Básico/Fundamental em Educação Ambiental". O mesmo teve um desfecho positivo, já que ao final do curso a maioria dos participantes mostrou maior compreensão e sensibilidade em relação ao meio ambiente e interesse em desenvolver de forma permanente os conteúdos relacionados à EA. 

 

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