POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO 26ª DA LDB
Aluno de Iniciação Científica: william barbosa (IC-Voluntária)
Curso: Pedagogia
Orientador: paulo vinicius baptista da silva
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: educação das relações étnico-raciais , praticas pedagogicas , crianças
Área de Conhecimento: 70800006 - EDUCAÇÃO
Realiza-se pesquisa bibliográfica em publicações brasileiras no período entre 2003 e 2011. Outrasrevisões informam que o tema educação das relações étnico-raciais e ensino fundamental não apareciam com densidade na literatura científica brasileirapublicada antes da promulgação da Lei 10639/03. A partir de então o gradual crescimento das publicações apontam questionamentos e aprofundamentos ainda por serem explorados. Foi definida série de descritores tentando fazer pesquisaampla e exaustiva. A metodologia usada foi de coleta e arquivamento de livros, teses, dissertações e artigos que contém os descritores: Políticas Afirmativas, Discriminação Positiva, Implementação da lei 10639/03, Praticas Pedagogicas, Relações Raciais, Crianças, Classificação e Alunos. Foram acessados bancos de dados de abrangência nacional de literatura científica (em especial Banco de Teses e Periódicos CAPES); principais universidades do país; associações de pesquisa de diversas áreas; revistas que têm mais tradição em publicação sobreo tema; publicações e sites dos movimentos sociais negros e sites de órgãos do Governo Federal relacionado à temática. Os resultados foram divididos em tipos de publicação (artigos, livros, teses, dissertações) e classificados em temas específicos. Foram selecionadospara leitura os artigos sobre praticas pedagógicas e projetos político pedagógico no que tange aos "princípios gerais para o currículo afrocentrado"presentes e/ou ausentes nos artigos acessados. A partir dessa bibliografia será realizada uma descrição e discussão de resultados tendo como norte o Plano de Implementação da Lei 10639/03.