FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O OLHAR DE UM ACADÊMICO DE HISTÓRIA SOBRE O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (OTP)
Aluno de Iniciação Científica: Leandro de Almeida (PROBEM/UFPR)
Curso: História
Orientador: Gracialino da Silva Dias
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Graduando em História , Pós-graduação , Educação Popular
Área de Conhecimento: 70800006 - EDUCAÇÃO
Decorrente de uma Pesquisa-ação, proposta oferecida pelo Professor Doutor Gracialino da Silva dias (Professor Adjunto 4 do Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná), a partir da vivência e do desenvolvimento do trabalho no Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Relação entra Escola Pública e Escola Popular, oferecido pelo mesmo, através de entrevistas com a 10ª turma que acaba de concluí-lo e a 11ª turma que ingressou nesse ano, análises da epistemologia do curso com base em sua bibliografia, bibliografias afins e minhas experiências de graduando desse ano do curso de Licenciatura e Bacharelado em História. Tratando-se de um curso pioneiro, pois é o primeiro curso de pós-graduação lato-sensu gratuito na UFPR e pelas suas intenções de melhorar a formação de professores que concluíram sua graduação, principalmente Pedagogos e licenciados nas diversas áreas do conhecimento, tendo como referência a Educação Popular e o Ensino nas Escolas regulares do País, que parte do princípio da defesa da oferta de pública e gratuita da pós-graduação lato-sensu, buscando suprir a vasta demanda de cursos gratuitos, como esse, entre os professores. Com isso, pretendo não só comparar a graduação com a pós-graduação, demonstrando as características do curso (OTP), analisando até que ponto a primeira necessita da segunda, mas sim, num âmbito maior de procurar uma mais próxima visão da Educação Popular como ferramenta de auxílio à formação regular, sua aplicação prática (principalmente nas escolas públicas da rede Estadual), com referência na experiência dos formados, das expectativas dos recém ingressantes no curso, minha experiência como calouro de História e a procura de hipóteses para um melhor entendimento e apropriação de conhecimento do processo de educação dos educadores.