METODOLOGIAS DE USO DO FILME NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS

Aluno de Iniciação Científica: André Cordeiro Frutuoso (PIBIC/CNPq)
Curso: Gestão da Informação
Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Co-Orientador: Celso Ishida
Colaborador: Denise Tsunoda, Lívia Regina Nogueira dos Santos, Joceli de Fátima Volochen, Josiete do Carmo
Departamento: Ciências e Gestão da Informação
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: pratica pedagógica , filme de animação , objeto de aprendizagem
Área de Conhecimento: 70800006 - EDUCAÇÃO

Com a evolução das tecnologias e sua disponibilidade, é crescente a presença de recursos tecnológicos para facilitar o aprendizado e ajudar na construção do conhecimento na área da educação, aumentando as estratégias motivacionais das práticas didático-pedagógicas pelos professores. Dentre esses recursos destaca-se o uso de filme em classes, como uma das mais proeminentes práticas pedagógicas, em especial, o filme de animação, por sua estrutura e linguagem mais simplificada que facilita a comunicação com o usuário pela forma que trabalha o conteúdo explorado, e a correlação dos fatores psicológicos, tanto em crianças como em adultos. Observa-se que cresce o número de docentes a utilizarem filmes em suas práticas pedagógicas. No entanto, nem sempre esse recurso é explorado em sua plenitude, o que acaba por gerar limitações no processo da concepção de aprendizagem. Dentro do contexto da utilização de filmes como prática pedagógica, a pesquisa apresentada objetiva resgatar os métodos e técnicas utilizados no dia a dia na sala de aula, identificando suas vantagens e desvantagens, como ferramenta para construção do conhecimento, a partir do ponto de vista do discente e docente. A pesquisa inicialmente caracterizou-se como bibliográfica, explorando as fontes primárias e secundárias, seguida da análise de conteúdo, com isso foi possível categorizar os autores estudados em dois grupos: os que possuem trabalhos voltados a objetos de aprendizagem, e os que buscam a utilização do cinema em sala de aula. A ideia é disseminar como um objeto recreativo (os filmes de animação), possui a carga didática suficiente para ser utilizado em sala de aula e ressaltar a necessidade da correta utilização desse recurso. Espera-se que os resultados obtidos por está pesquisa auxiliem aos professores na disseminação do ensino e que os alunos conheçam novos conceitos, e também melhore a comunicação e a relação entre os mesmos na sala de aula.

 

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