DESENVOLVIMENTO SEGURO: DISCUSSÃO DA PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Aluno de Iniciação Científica: Matheus Eduardo Rodrigues Martins (Pesquisa voluntária)
Curso: Psicologia
Orientador: Alessandra Sant'Anna Bianchi
Colaborador: Cristiane Mie Abe, Brunara Batista dos Reis
Departamento: Psicologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Educação , Trânsito , Segurança
Área de Conhecimento: 70707022 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
Milhares de crianças a cada ano morrem em acidentes de trânsito ou ficam com sequelas para toda a vida. No Brasil, em 2010, segundo o DATASUS, ocorreram 1950 mortes no trânsito, na faixa etária de 0 a 14 anos. O Código de Trânsito Brasileiro determina a educação para o trânsito em todos os níveis escolares. Este trabalho teve por objetivo avaliar a percepção das crianças acerca da intervenção denominada Ciranda do Trânsito, desenvolvida na cidade de Curitiba, que alia a educação para o trânsito à teoria do desenvolvimento de Jean Piaget. O Ciranda do Trânsito é uma ação de extensão desenvolvida pelo grupo Trânsito e Transporte Sustentável da Universidade Federal do Paraná. Está incluído no rol de atividades do projeto Trânsito e Cidadania. O objetivo é discutir com crianças de 2 a 10 anos problemas do seu cotidiano que estão relacionados com a acidentalidade viária. Essa pesquisa teve por objetivo estudar as avaliações produzidas por crianças que participaram do Ciranda do Trânsito para assim avaliar sua pertinência e decidir sobre sua continuidade. A amostra utilizada no presente trabalho foi composta por crianças que estavam matriculadas entre o 2° e o 5° ano do ensino básico. Foram avaliadas 999 respostas à pergunta "O que você aprendeu com a atividade desenvolvida?". Os dados foram classificados em 21 categorias que, para a avaliação aqui proposta, foram reagrupadas formando 4 novas categorias (todos fazem parte do trânsito, a criança como pedestre, a criança como ciclista e a criança dentro do automóvel) correspondentes aos principais objetivos do projeto. Os resultados apontam que os aspectos que as crianças indicaram terem aprendido com o Ciranda do Trânsito correspondem àqueles objetivados pela intervenção, sugerindo, portanto, a propriedade de sua continuidade e multiplicação. Com este trabalho, foi possível a avaliação do projeto de extensão do qual se originou a pesquisa, o aprofundamento dos autores nas teorias da psicologia da aprendizagem e do trânsito e a divulgação da metodologia de discussão sobre o trânsito nas escolas desenvolvida pelo projeto de extensão.