ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE RISCOS COM MOTORISTAS

Aluno de Iniciação Científica: Daiane Momo Daneluz (PIBIC/CNPq)
Curso: Psicologia
Orientador: Iara Picchioni Thielen
Departamento: Psicologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: percepção de risco , trânsito , jovens
Área de Conhecimento: 70705003 - PSICOLOGIA SOCIAL

O comportamento humano é responsável por 85% das mortes no trânsito. E nesse sentido, o estudo da percepção de risco em relação ao trânsito é relevante pela percepção de risco influenciar no processo decisório, nesse caso também em relação aos fatores de risco ligados ao trânsito. Segundo o Mapa da Violência (2011) o número de mortes da população jovem vem crescendo ano a ano e a maior parte das mortes ocorre entre o sexo masculino. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de risco de um grupo de motoristas. O primeiro momento da pesquisa caracterizou-se pela atualização teórica relacionada à percepção de riscos. Delimitou-se o instrumento, o qual já foi aprovado pelo Comitê de Ética com Pesquisa em Seres Humanos e foi construído e previamente utilizado pela equipe de pesquisa do Núcleo de Psicologia do Trânsito. O questionário que foi construído utilizando os princípios do Paradigma Psicométrico é constituído por 51 questões divididas entre grupos que são (1) Dados gerais, (2) Dados do Trânsito, (3) Percepção de risco no trânsito que se subdivide em 6 subgrupos que visam avaliar a percepção de risco no trânsito (fatores genéricos), e os outros 5 subgrupos tem como objetivo avaliar a percepção de risco principalmente em relação a 4 infrações que são: Exceder a velocidade; Avançar o sinal vermelho; Falar ao celular enquanto dirige; Beber e Dirigir. Quanto à amostra optou-se por estudar um grupo de motoristas jovens, dentro da faixa etária de 18 a 25 anos com carteira de motorista, delimitando-se uma amostra de 50 indivíduos, onde 25 são homens e 25 são mulheres para que também se pudesse realizar algumas análises em relação à percepção de risco por gênero. Dados preliminares indicam que os jovens tendem a perceber pouco o risco relacionado às infrações avaliadas, que em geral tendem a pensar que de certa forma tem alguma dimensão de controle sobre os riscos que estão expostos no trânsito, e que o sexo masculino tende a perceber menos os riscos relativos ao trânsito quando comparados com o grupo feminino. Porém após a finalização da coleta e análise será possível fazer uma análise com maior profundidade dos dados obtidos.

 

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