INVESTIGAÇÂO SOBRE POSSÍVEIS DIFERENÇAS ENTRE INTELIGÊNCIA VERBAL E NÃO-VERBAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINTOMAS DE TDAH. 1
Aluno de Iniciação Científica: Bruna Cristine Sass (IC-Voluntária)
Curso: Psicologia
Orientador: Sérgio Antônio Antoniuk
Colaborador: Mariana Abuhamad
Departamento: Pediatria
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: TDAH , neuropsicologia , função executiva
Área de Conhecimento: 70703019 - NEUROLOGIA, ELETROFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO
Crianças e adolescentes com TDAH têm mais chances de apresentar dificuldade cognitiva e acadêmica, a última como maior causa para pedidos de avaliações neuropsicológicas. Sua principal característica é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. E é cada vez mais evidente a relação do TDAH com déficits em funções executivas. OBJETIVOS: Identificar o perfil neuropsicológico de crianças com TDAH e investigar possíveis diferenças entre inteligência verbal e não-verbal. MÉTODO: Foram avaliadas 44 crianças de 6 a 16 anos e 11 meses, atendidas no CENEP-HC da Universidade Federal do Paraná. Os instrumentos foram: Anamnese semi-estruturada. Questionário de Rastreamento SNAP-IV: transtornos mentais da criança. CBCL (Child Behavior Checklist):questionário para pais de questões comportamentais e emocionais da criança. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III): capacidade intelectual. Teste de Desempenho Escolar (TDE): desempenho acadêmico. Teste de Atenção Concentrada D2:atenção concentrada visual. Lista de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT): memória recente, aprendizagem, interferência, retenção e memória de reconhecimento. Teste da Figura Complexa de Rey (RCFT): habilidade viso-construtiva, percepção e memória visuais. Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST):raciocínio abstrato e modificação de estratégias cognitivas em respostas a contingências ambientais mutáveis. Stroop Word-Color Test: capacidade de suprimir ou inibir respostas automáticas. Teste de Atenção Visual (TAVIS-3):atenção concentrada e seletiva. Os resultados foram analisados por estatística frequencial. RESULTADOS: torno de 70% das crianças obtiveram desempenhos iguais ou melhores em testes verbais pelo WISC-III, sendo que os 30% restantes foram melhor em tarefas de execução. 52% obtiveram desempenho inferior em atenção visual concentrada e 55% apresentaram dificuldade em memória auditiva de curto e longo prazo e aprendizado auditivo verbal e 50% em atenção alternada visual. Conclusão: Os resultados corroboram com a literatura, crianças com TDAH apresentam maiores dificuldades executivas, envolvendo atenção, memória de trabalho, planejamento, controle inibitório e flexibilidade. Salientando que essas funções foram avaliadas por tarefas de atenção visual e memória auditiva de curto e longo prazo, pois se relacionam às funções executivas. Assim, seus baixos desempenhos nas funções citadas podem refletir na porcentagem de crianças que chegam ao ambulatório com queixas de dificuldades acadêmicas, com desempenho comprometido.