ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E PERCEPÇÃO DE RISCO EM MOTOBOYS

Aluno de Iniciação Científica: Cleusa Da Silva (Pesquisa voluntária)
Curso: Psicologia
Orientador: Alessandra Sant'Anna Biachi
Colaborador: Glaucyele Mauricio, Talissa Macedo Correia
Departamento: Psicologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Acidentes de Trânsito , Motoboys , Comportamento de risco
Área de Conhecimento: 70700001 - PSICOLOGIA

No trânsito brasileiro morrem e são mutilados, a cada ano, milhares de pessoas. Um número expressivo dessas vítimas são pessoas que utilizam a motocicleta para trabalhar, são conhecidos por motoboys e costumam realizar atividades de entrega de documentos ou alimentos.Os motoboys são mais vulneráveis aos acidentes, pois além de estarem menos protegidos que os condutores de automóveis, apresentam comportamentos considerados perigosos e manobras arriscadas. Este trabalho constitui-se, um estudo exploratório sobre o comportamento dos motoboys e os riscos da profissão. Cento e cinquenta motoboys responderam um questionário com dez questões de múltipla escolha e sete informativas. Os dados foram coletados nas empresas do ramo de entregas que se utilizam do serviço de moto-frete, bem como diretamente com motoboys disponíveis nas ruas. Dos 150 entrevistados, 64% já sofreram algum acidente durante o trabalho, mesmo tendo conhecimento dos riscos, 87,3% andam nos corredores, enquanto, 50,7% utilizam altas velocidades. Também, foi constatado que 10% dos entrevistados consumiram, alguma vez, bebida alcoólica antes da direção da moto e a negligência com relação aos equipamentos de segurança mostra-se constante, sendo que 10,7% dos entrevistados responderam que não fazem o uso adequado desses equipamentos. Os fatores que mais propiciam risco a acidentes na profissão, segundo os próprios motoboys, são os motoristas de outros automóveis (48,37%) e em dias chuvosos, sendo 83,3%. Quando questionados sobre estratégias para evitar acidentes, 98,7% responderam que fazem manutenção da moto com certa frequência e 47,3% dizem não passar no sinal vermelho. Os dados demonstraram que 23,33% dos entrevistados possuem uma diferença entre o tempo de direção da moto e o tempo em que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou seja, utilizavam a direção da motocicleta antes mesmo de possuir a CNH. A partir dos dados considera-se importante o desenvolvimento de programas que visem orientar essa população no sentido de evitar comportamentos de risco, já que os fatores humanos são os que mais contribuem para a ocorrência dos acidentes. Palavras-chave: Acidentes de Trânsito; Motoboys; Comportamento de risco.

 

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