AQUARELA DO TRÂNSITO: AVALIANDO UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO POR MEIO DO DESENHO

Aluno de Iniciação Científica: Angélica Camile da Silva Bellincantta Mollossi (UFPR-EXTENSÃO)
Curso: Psicologia
Orientador: Alessandra Sant'Anna Bianchi
Colaborador: Camila da Silva Ferrão Cássia Camila Machado, Karin Juliana Daffinyn da Silva Karine Costa Lima Pereira Layane Priscila da Silva, Letícia Carol Gonçal
Departamento: Psicologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Trânsito , Segurança , Avaliação
Área de Conhecimento: 70700001 - PSICOLOGIA

A morte de crianças no trânsito tem sido apontada, por dados estatísticos, o principal fator de morte externa de crianças dessa idade, no entanto são praticamente inexistentes iniciativas para trabalhar a temática trânsito com crianças até 10 anos de.idade. Em parceria com a linha de mestrado em psicologia do trânsito foi criado, no ano 2009, o projeto de extensão universitária "Ciranda do Trânsito, no contexto do  curso de psicologia da Universidade Federal do Paraná. Sua finalidade é a utilização de materiais lúdicos para promover a discussão sobre segurança no trânsito com crianças de 2 a 10 anos de idade oriundas de escolas públicas e privadas da cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Atividades de extensão devem ser avaliadas como parte do seu processo de implementação e isso faz parte das exigências do comitê de extensão da Universidade Federal do Paraná. Assim, essa pesquisa teve por objetivo estudar as avaliações realizadas por parte da comunidade participante buscando investigar se o projeto estava alcançando seus objetivos, bem como detectar, necessárias alterações metodológicas. A atividade avaliativa era realizada  em um momento posterior, em sala de aula e coordenada pela professora.  O material aqui apreciado era composto pelas avaliações de crianças ainda não alfabetizadas sobre o que elas haviam aprendido no projeto. As crianças ficavam incumbidas de representar o que aprenderam com a atividade por meio de um desenho. Para tanto foram utilizadas as avaliações de 8 escolas visitadas entre abril e dezembro de 2011, que somaram um total de 758 desenhos. Em princípio foram sorteados 30 desenhos para o estudo e desenvolvimento de categorias. Posteriormente mais 310 desenhos foram sorteados e submetidos a análise qualitativa segundo as categorias previamente estabelecidas. Os desenhos foram submetidos a análise por grupos de três avaliadores e as categorias pertinentes apontadas em uma tabela. Cabia à avaliação verificar se o desenho possuía ou não relação com o projeto e se aspectos dos temas discutidos encontravam-se presentes. Verificou-se que a maioria dos desenhos possuía congruência com a temática do projeto, demonstrando sua efetividade quanto à proposta original e recomendando sua continuidade.

 

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