RELAÇÕES DE GÊNERO NOS FAXINAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Aluno de Iniciação Científica: Juliana Rodrigues Cordeiro (PIBIC/CNPq)
Curso: Geografia
Orientador: Jorge Rámon Montenegro Gómez
Departamento: Geografia
Setor: Ciências da Terra
Palavras-chave: Gênero , Faxinalenses , Povos e Comunidades Tradicionais
Área de Conhecimento: 70601020 - GEOGRAFIA AGRÁRIA

Este trabalho tem como proposta analisar as relações de gênero no território das comunidades tradicionais faxinalenses, localizadas nos municípios de Quitandinha e Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba – PR. Entendemos por faxinais o duplo espaço de criadouro comum onde se dá o local da moradia, a criação de animais à solta, o cultivo de uma pequena horta ao redor da casa e o aproveitamento de recursos naturais (pinhão, madeira, erva mate, etc.), e de terras de planta, na borda externa do criadouro, onde se cultivam milho e feijão, por exemplo, para geração de renda ou consumo próprio. As relações sociais são também algo caracterizador destas comunidades, como a realização de mutirões, a religiosidade e as festas. Dentro deste cenário, nosso objetivo se centra em analisar como o trabalho desempenhado pelas mulheres é fundamental para a manutenção e reprodução da vida, do trabalho familiar e comunitário e da luta política do e no território em questão. Para isso, a metodologia se constrói a partir de bibliografias sobre o tema, trabalhos de campo realizados na área de estudo, atividades desempenhadas junto à comunidade (dinâmicas participativas, oficina de valorização de saberes, curso de cartografia social, atividades junto aos jovens faxinalenses, entre outras) e conversas com mulheres e homens faxinalenses. Com a pesquisa ainda em andamento, os resultados parciais se referem à percepção da clara divisão sexual do trabalho dentro da comunidade, a exclusão direta e indireta da mulher no âmbito político e no âmbito público, reduzindo-se apenas à esfera do privado, e as várias jornadas de trabalho que elas realizam, já que além da mulher participar junto ao homem na lida da terra e no cuidado dos animais, tem ainda que cuidar dos filhos, preparar as refeições, limpar a casa e até mesmo trabalhar fora da comunidade para ajudar na renda familiar. No entanto, ainda que algumas vezes o trabalho doméstico feminino não esteja ligado diretamente à geração de renda e nem à atividade política da comunidade, é a mulher quem provê condições para que o homem exerça tais afazeres, mesmo que indiretamente. As próximas etapas da pesquisa nos permitirão aprofundar estas análises, nos levando a questões mais conclusivas acerca das relações entre as mulheres e os homens das comunidades e as implicações para a construção e sustento do território.

 

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