"VINDE A MIM VOCÊS CANSADOS E OPRIMIDOS. EU OS ALIVIAREI": INDIVÍDUOS E GRUPOS NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA

"VINDE A MIM VOCÊS CANSADOS E OPRIMIDOS. EU OS ALIVIAREI": INDIVÍDUOS E GRUPOS NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA
Aluno de Iniciação Científica: Hyago Sarraff (PROBEM/UFPR)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: Liliana de Mendonça Porto
Co-Orientador: Sandra Jacqueline Stoll
Departamento: Antropologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Religião , Contemporaneidade , ICAB
Área de Conhecimento: 70303002 - ANTROPOLOGIA URBANA

Não é difícil encontrar alguém que se declare budista, umbandista ou judeu. Mas são raros aqueles que conhecem alguém que se declara católico brasileiro. Mais ainda, é igualmente raro quem já ouviu falar da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Contudo, de acordo com dados do censo do IBGE de 2000, o Catolicismo Apostólico Brasileiro possuía 0,29% de seguidores na população nacional, o que representa aproximadamente 500 mil pessoas, e superando, em adeptos, todas as religiões citadas anteriormente. Com mais de 60 anos de história, a Igreja Católica Apostólica Brasileira, ICAB, é fundada por um bispo excomungado da Igreja Romana que se posicionava de forma contrária a uma série de práticas ascéticas do catolicismo romano. Desta forma, tem-se o florescimento de uma religião em que as restrições não são impostas pela instituição. Os sacramentos na ICAB, por exemplo, estes que possuem importância cabal no catolicismo, não são sancionados a determinados grupos, o que fica evidenciado no jargão que a popularizou durante os anos 1980, momento da oficialização do divórcio, "a igreja que casa divorciados". Frente esta perspectiva, a Igreja Católica Brasileira se coloca como uma instituição que procura atrair seguidores a partir de uma ideia específica de moral, sendo esta não constituída apenas por uma institucionalização, isto é, não cabe à igreja julgar as pessoas que são morais e imorais e sancionar as práticas religiosas. Ao observar estes grupos de frequentadores, fica evidenciado em seus discursos e nas suas inserções que são pessoas que não encontram seu lugar num catolicismo ascético romano e suas formas institucionais de compreensão da fé. São pessoas que procuram conciliar uma construção da fé específica do mundo contemporâneo com uma institucionalização adequada a esta perspectiva. Assim, a ICAB, a partir de uma análise pormenorizada de seus frequentadores, revela uma dinâmica da fé em contexto contemporâneo já apontada por uma série de outros teóricos. 

 

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