Aluno de Iniciação Científica: Tamara Costacurta (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: Marcos Silva da Silveira
Departamento: Antropologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Neopentecostalismo , Cura Espiritual , Antropologia da Religião
Área de Conhecimento: 70300003 - ANTROPOLOGIA
O pentecostalismo surgiu na América do Norte tendo como diferença básica em relação ao protestantismo a pregação dos dons do Espírito Santo: o dom de cura, a glossolalia ou "falar em línguas" e o discernimento de espíritos. Da América do Norte se espalhou para outros continentes, tendo maior destaque na América Latina, onde o Brasil é o país com números protestantes mais expressivos. O neopentecostalismo inicia a partir dos anos 70 e caracteriza-se por uma afirmação de mundo, pela conversão individual, ensino da moral bíblica a outros, pelos programas de ação social, participação na política, uso de mídias e a apropriação de ritmos "profanos" para evangelização de jovens. O objetivo desse trabalho é compreender os processos de cura espiritual na Igreja neopentecostal Comunhão Cristã Abba, situada em Curitiba-PR, através da metodologia de observação participante e revisão bibliográfica. A partir da pesquisa de campo realizada é possível destacar uma associação direta entre conversão e cura. É muito presente na fala dos fiéis a visão da doença para além da disfunção orgânica, mas ligada a uma forma de viver que, quando fora do "caráter cristão" permite a ação de forças maléficas e impede que o indivíduo viva de forma plena. Para que não só a cura aconteça, mas para que o individuo receba uma graça e prospere, é preciso aceitar Jesus e no momento que isso ocorre o fiel entende que não precisa passar por sofrimentos já que, segundo eles, Jesus já passou por isso por você. O discurso religioso se mostra capaz de dotar de sentido uma situação de doença que muitas vezes se mostra caótica. Aqui, os diagnósticos médicos funcionariam atuando no efeito, enquanto a causa do problema seria de conhecimento espiritual. Em nível de conclusão, a cura se liga à indução ao transe, a presença da música, a oração e o toque dos fiéis, que atuam também na conversão de novos sujeitos que vão até a Igreja já porque estão sensibilizados por alguma razão e buscam uma nova significação para suas dificuldades, mas também para a confirmação da fé daqueles que já fazem parte da Igreja há algum tempo. A pesquisa continua em andamento.