O CORPO COMO IDENTIDADE/PRODUÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO CINEMA
Aluno de Iniciação Científica: Halina Rauber Baio (PET)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: Laura Pérez Gil
Co-Orientador: Simone Meucci
Departamento: Antropologia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Antropologia do Corpo , Cinema , Gattaca
Área de Conhecimento: 70300003 - ANTROPOLOGIA
Esta pesquisa tem por objetivo tomar o corpo como fio condutor de uma análise antropológica da sociedade moderna. Para apresentar um certo número de práticas, discursos, representações e imaginários que empregam o corpo na modernidade, pretende-se utilizar filmes de ficção científica, e, para o EVINCI especificamente, a análise se manterá atrelada ao filme "Gattaca". A escolha dos filmes a serem tomados como campo etnográfico segue o critério de que estes abordem temáticas referentes à tecnologia, corporalidade e a transformação do corpo para a superação de limites físicos impostos. Escolheu-se tomar o cinema como ferramenta de análise das representações corporais por conta da contínua e crescente produção e apresentação de filmes que inserem em seu enredo indivíduos cujos corpos foram modificados de maneiras visíveis (com próteses, por exemplo) ou invisíveis (com o uso de medicamentos, para citar um caso) para transcender uma linha "comum" de uso do corpo, em outras palavras, para "melhorá-lo" (seja fisicamente, emocionalmente ou intelectualmente falando. A escolha deste tema se deve à importância identificadora que o corpo tem para o ser humano: a existência do ser humano é corporal, e o tratamento social e cultural de que o corpo é objeto, os valores que o diferenciam, nos dizem muito sobre a pessoa e os modos de existência que conhece, bem como sobre as diferentes estruturais sociais/culturais existentes. Diante deste tema surgem questionamentos como: qual o limite entre máquina e ser humano? O que pode ser considerado natural e o que é artificialmente implantado no corpo humano? E para quê? De fato, estas perguntas servem como preâmbulo para o problema de pesquisa em si: Como o corpo se torna suporte ou mecanismo para a construção de uma identidade social? Ou ainda: Como se dá a representação do corpo no cinema e de que maneira isso afeta a visão que o indivíduo tem de seu corpo? A hipótese que se possui é de que o cinema produz (bem como é produzido por) certas perspectivas sobre um ideal de corpo humano a ser melhorado para mais/melhor produzir e/ou desempenhar atividades que não poderiam ser realizadas por um corpo "comum", como voar, efetuar cálculos com extrema rapidez e eficiência, ou ainda sobre a transcendência de um corpo limitado para uma melhor utilização das faculdades intelectuais humanas. Os indivíduos, dessa maneira, visualizariam constantemente seres com capacidades extraordinárias e possivelmente enxergariam seus corpos como algo a ser desenvolvido seguindo moldes idealizados e praticamente impossíveis de serem alcançados.