SOCIABILIDADE E ÊXITO ACADÊMICO DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE COTAS E VESTIBULAR INDÍGENA DA UFPR

Aluno de Iniciação Científica: Natália Nuñez Silva (PET)
Curso: Ciências Sociais
Orientador: Simone Meucci
Colaborador: Augusto Barbosa da Silva, Letícia Wons, Natalia Cristina Granato
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Cotas sociais , sociabilidade , vestibular indígena
Área de Conhecimento: 70200009 - SOCIOLOGIA

A partir de um levantamento bibliográfico realizado durante o ano de 2011, verificamos que, no campo das Ciências Sociais, Educação e Direito, as pesquisas sobre as cotas raciais e o vestibular indígena nas universidades públicas brasileiras se limitam a analisar seus fundamentos e legitimidade.  Diante do fato do sistema de cotas e vestibular indígena operar na UFPR desde 2005 e da ausência de pesquisas que efetivamente se ocupem em avaliar os resultados destas políticas, decidimos realizar uma pesquisa que permita compreender as possibilidades e limites de integração dos alunos cotistas no mundo acadêmico. O principal interesse da nossa pesquisa é verificar se as condições de sociabilidade dos alunos cotistas (as relações com colegas do curso e professores, a possibilidade de criar vínculos de amizade e afeto, o trânsito nos órgãos que compõem a universidade, o acesso aos serviços prestados pela UFPR) geram efeitos sobre o desempenho acadêmico dos mesmos. Pretendemos investigar as especificidades de cada modalidade de cotas (racial, social e vestibular indígena) e as estratégias que esses alunos empregam para se adequar ao meio acadêmico. Nossa pesquisa está ainda em andamento e pretendemos apresentar, durante a comunicação, as conclusões de nosso levantamento bibliográfico e os primeiros resultados das entrevistas realizadas. Encaminhamos a pesquisa a partir de entrevistas abertas semi-estruturadas com quatro alunos cotistas raciais com o objetivo de analisar as idiossincrasias de seus cotidianos na universidade. Através disso, pretendemos analisar as trajetórias dos alunos cotistas, de que modo criaram a expectativa de ingresso na universidade e de que modo percebem sua inserção no meio acadêmico, tanto em termos de formação profissional como em termos das relações sociais.

 

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