A CONCEPÇÃO LEIBNIZIANA DE CONTÍNUO NO DIÁLOGO PAQUÍDIO A FILALETO
Aluno de Iniciação Científica: Guilherme Augusto Guedes (IC-Voluntária)
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena)
Orientador: Vivianne de Castilho Moreira
Departamento: Filosofia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Contínuo , Leibniz , Metafísica
Área de Conhecimento: 70102007 - METAFÍSICA
Esta pesquisa é a sequência daquela iniciada no período de 2010-2011, voltando-se atualmente para a tradução do texto original latino Pacidius Philalethi: Prima de Motu Philosophia (1676), do filósofo G.W. Leibniz, bem como para o exame dos argumentos que o autor aí apresenta visando explicar sua concepção sobre a natureza do contínuo e a natureza do infinito. Como se sabe, o princípio da continuidade é um importante princípio da metafísica e da filosofia da ciência formuladas pelo autor, sendo decisivo em suas descobertas nos domínios da matemática e da física, em especial nas descobertas relativas ao cálculo infinitesimal. Pretendeu-se, assim, identificar as teses centrais sustentadas no opúsculo a respeito das noções de contínuo e de infinito, bem como as justificativas que Leibniz para elas apresenta e os pressupostos filosóficos nos quais ancora essas justificativas. Compreender os argumentos sobre os quais é fundado o princípio da continuidade constitui um passo importante para compreender não só a filosofia da ciência de Leibniz, mas também sua metafísica. O diálogo Pacidius Philalethi é um texto central nessa investigação, dedicado aos problemas de fundamentação do que é o contínuo e o infinito, através de exemplos tanto geométricos como dinâmicos. O exercício de traduzir o texto não só aprofunda os conhecimentos da língua latina, como também propicia maior domínio do tema e do texto em questão, levando a discussões cada vez mais detalhadas dos argumentos leibnizianos ao se procurar suporte em outros textos do próprio autor, em correspondências com matemáticos, filósofos e cientistas de sua época e também em comentadores do assunto. O trabalho, cujos métodos são de investigação e revisão bibliográficas, teve como objetivo o domínio da língua em questão e a preparação do aluno não só como pesquisador em filosofia, mas também da finalização de uma tradução comentada do texto para a sequência dos estudos, paralelamente à pesquisa, a ser realizado em conjunto com a professora orientadora.