MÚSICA E LINGUAGEM EM ROUSSEAU

Aluno de Iniciação Científica: ANGÉLICA ROMEROS DE ALMEIDA (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena)
Orientador: RODRIGO BRANDÃO
Departamento: Filosofia
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Moral , Música , Linguagem
Área de Conhecimento: 70101000 - HISTÓRIA DA FILOSOFIA

O autor abordado nesta pesquisa é usualmente conhecido pela sua teoria política e moral. Percebe-se em Rousseau, pelos problemas que tratou, uma preocupação constante pela sociedade, desde a formação do individuo até sua organização com os seus semelhantes  dentro de um corpo político. Embora essas preocupações apareçam em todas as suas obras, chamamos a atenção para outra área abordada por ele que, embora pouco conhecida, não deixou de ter sua relevância dentro da história do pensamento do século XVIII. O propósito desta pesquisa é compreender inicialmente a música, tendo como horizonte as questões morais. Pretendemos mostrar que a questão da música em Rousseau não se desvincula dos seus problemas centrais, que são morais e políticos. Assim percebemos no corpus do pensamento rousseauniano que tanto as questões estéticas quanto as morais se encontram unificadas, havendo uma mútua corroboração de ambas as questões. Outro ponto é mostrar as características de um desenvolvimento estético, iniciado no século das luzes, com preocupações morais em suas bases. Num certo sentido, pode ser dito que a preocupação dos filósofos iluministas era justificar o bem e o mal, definir as virtudes humanas e analisar, sobretudo, a sociedade em seu tempo com objetivo positivo. Isto é, a preocupação com uma filosofia que visasse os aspectos práticos da teoria, e não se limitasse unicamente a abstração. Assim percebe-se a relação dos filósofos com a obra de arte no século XVIII, da qual Rousseau não se exclui, pois a arte deixa de ser uma linguagem que diz respeito apenas ao artista indo além, abrangendo preocupações que dizem respeito ao seu contexto histórico dentro da sociedade em que ela é criada. Rousseau, neste aspecto, mostra fazer parte de seu tempo, pois é indispensável para este que a música traga em si elementos que suscitem em seu observador o sentimento moral, e são estes sentimentos que se percebem constantemente invocados como um fim, enquanto a música será o meio pelo qual podem ser vivenciados.

 

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