INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA, EM CURSOS DE TECNOLOGIA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E  TECNOLÓGICA DA UFPR

Aluno de Iniciação Científica: Raul Correia Pereira (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Tecnologia em Gestão da Qualidade
Orientador: Paulo Moraes
Departamento: Escola Técnica da UFPR
Setor: Setor de Educação Profissional e Tecnológica
Palavras-chave: Integração , Universidade , Empresa
Área de Conhecimento: 70000000 - CIÊNCIAS HUMANAS

A integração entre a academia e o setor produtivo equacionado no binômio universidade-empresa, toma cada vez maior força, à medida que tanto um quanto outra parte desta relação  se faz co-dependente da outra para estar atualizada e plenamente desenvolvida quanto à inovação, pesquisa e progresso de seus recursos humanos. Em especial, os Cursos Superiores de Tecnologia devem estar permeados pelo conhecimento tecnológico praticado pelo setor produtivo e pelas técnicas inerentes aos misteres das empresas. Técnica e a Tecnologia são fundamentais aos cursos superiores de tecnologia; enquanto a primeira foca na execução de operações e procedimentos, a segunda se estende pelo estudo, aprofundamento cientifico, acompanhamento e adaptação do saber-fazer a ser executado na produção. À educação tecnológica superior se torna relevante quando os conhecimentos da prática pedagógica que emerge do setor produtivo são integrados à universidade pela aproximação com as empresas. A transição de tecnologia das Universidades para o setor produtivo pode ser feito pela: troca de informações técnicas e cientificas, formação de profissionais qualificados, pesquisa e desenvolvimento, consultorias, uso de infraestrutura técnica e cooperação em pesquisas. Quando se trata de inovação ela pode se dar pelas seguintes formas: Fonte de conhecimento para pesquisas, mais especialistas para área tecnológica, criação de novos instrumentos e de técnicas cientificas entre outros. Ao se relacionar com a Empresa, a instituição de ensino transfere não apenas a tecnologia que provém de suas pesquisas, mas também a criatividade de seus pesquisadores incentivando o processo criativo no setor produtivo ao invés de uma relação de dependência. Importante ressaltar que o sucesso da parceria está intimamente ligado aos recursos humanos adequados, recursos financeiros suficientes, objetivos definidos. A despeito de tais observações, é importante tentar analisar quais sejam as expectativas dos professores quanto à aproximação e integração da universidade com o setor produtivo, em especial em cursos superiores de tecnologia. Enfatiza-se que objetivos e valores entre Universidades e Empresas podem gerar atrito no estabelecimento de metas, conflitos e dificuldades para condução de trabalhos. O presente trabalho busca investigar como os professores dos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, as possibilidades de integração no contexto em que se inserem e consonante à realidade que vivenciam.

 

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