ANÁLISE DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Aluno de Iniciação Científica: Luana Pizolato Benelli (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia
Orientador: Sueli de Fátima Fernandes da Luz
Colaborador: Laura Ceretta Moreira, Rosangela Gehrke Seger
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Educação
Palavras-chave: Letramento , Inclusão , Educação de surdos
Área de Conhecimento: 70000000 - CIÊNCIAS HUMANAS
O presente projeto apresenta resultados parciais do projeto "Análise de práticas de letramento de estudantes surdos do Ensino Médio público de Curitiba e Região Metropolitana", cujo objetivo geral é a produção do Mapa Social dos estudantes surdos matriculados nessa etapa de ensino. O cenário em investigação pressupõe a escolarização em um sistema de ensino bilíngue para surdos (Língua Brasileira de Sinais - Libras e língua portuguesa), decorrente das políticas de educação inclusiva e da oficialização da Libras, a partir do ano 2000. A pesquisa de caráter quali-quantitativo foi realizada em 11 municípios, envolvendo 168 alunos, totalizando 59% do levantamento indicado pela SEED-PR. Nesse contexto, sistematizamos dados parciais que contemplam dois eixos de investigação: (i) realidade sócio-econômica, com intuito de especificar a trajetória familiar, escolar, linguística e social dos estudantes e (ii) prova de compreensão e produção textual, de modo a analisar os níveis de letramento em língua portuguesa. Alicerçados em pesquisas voltadas à educação bilíngue para surdos (Fernandes, 1999, 2003, 2011; Skliar, 1998; Strobel, 2009), nossa análise inicial sinaliza para uma condição de analfabetismo funcional dos estudantes, circunstanciada pela precariedade de professores bilíngues e adoção de encaminhamentos metodológicos equivocados no ensino de português como segunda língua. Tal linha de investigação cumpre um papel histórico inegável, tendo em vista a inexistência de pesquisas que revelem especificidades do processo de aprendizagem escolar de estudantes surdos que frequentam a rede pública de ensino, no ensino médio, já que os estudos realizados dedicam-se, sobretudo, ao ensino fundamental. A pesquisa lança luzes sobre as necessárias interfaces entre educação linguística e níveis de letramento escolar, visto que o ingresso desses estudantes na Educação Básica ocorrer no mesmo período da implantação de políticas inclusivas. Assim, buscamos investigar as condições de oferta do bilinguismo, a qualidade dos níveis de letramento e seus impactos no processo de inclusão escolar desse grupo de estudantes.