GRAMÁTICA DO DISCURSO POLÍTICO E ELEITORAL

Aluno de Iniciação Científica: Maria Lucia Wiggers (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Luciana Panke
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: ELEIÇÕES , ANÁLISE DO DISCURSO , COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Área de Conhecimento: 60904003 - RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

O trabalho desenvolvido tem como objetivo geral: analisar as técnicas argumentativas usadas nos programas do HGPE das eleições de 2010, estudar o referencial teórico e aumentar o banco de dados para futuras pesquisas de análise da comunicação eleitoral. A pesquisa focou-se nos quatro principais candidatos à presidência do Brasil: Dilma Rousseff, José Serra, Plínio Arruda e Marina Silva. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico para estudo teórico da análise do discurso. A coleta de programas veiculados durante o HGPE no rádio e televisão foi analisada tendo como base a Teoria da Argumentação (Perelman, 1996), relacionando-a com a comunicação política. Posteriormente, foi feito o levantamento e a análise das técnicas argumentativas, utilizando o estudo teórico. O enfoque no último ano de pesquisa foram os programas gravados para propaganda eleitoral radiofônica. Foram relacionadas as principais categorias abordadas dentro dos programas do HGPE, analisadas de acordo com a frequência que apareceram. Levando em consideração o tempo de cada temática com relação ao tempo total do programa, foram analisadas a porcentagem de atenção que cada tema recebeu. As categorias são: saúde, educação,segurança, religião, infraestrutura, meio ambiente, economia, político-social, realções internacionais, lula, candidato, desqualificação, ciência e tecnologia e brasil. Cada qual, possui uma especificação básica que permite encaixar os assuntos abordados em uma categoria particular ou em mais de uma, de acordo com a mesclagem do conteúdo transmitido no discurso. A proposta é identificar um modelo de comunicação política utilizado por cada candidato em seu programa eleitoral para persuadir os eleitores. O término da pesquisa da eleiçao presidencial está auxiliando na produção de papers e ouras publicações sobre o assunto, desenvolvendo a área de comunicação política em geral. De acordo com essa orientação, iniciaremos as pesquisas das eleições 2012, para prefeitos e vereadores do estado do Paraná. Utilizando-nos das mesmas técnicas, seremos capazes de comparar os temas abordados, a diferença de cada candidato e até comparar se a linha seguida por candidatos a presidência é a mesma dos candidatos a vereador e prefeito. Palavras-chave: eleições; análise; discurso; comunicação poítica.

 

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