PERFIL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM JORNALISMO DA UFPR, NO PERÍODO 2000-2011

Aluno de Iniciação Científica: Higor Francisco Lambach (PIBIC/CNPq)
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Orientador: Myrian Regina Del Vecchio de Lima
Colaborador: Carolina Goetten
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: iniciação científica , pesquisa , jornalismo
Área de Conhecimento: 60902000 - JORNALISMO E EDITORAÇÃO

Esta pesquisa parte do entendimento de que o curso de graduação em jornalismo representa não apenas uma habilitação técnica, mas um processo formativo, com  atividades  que  permitem a construção da consciência profissional e que funcionam como ferramentas para estimular suas habilidades;  a pesquisa na graduação tem importância fundamental para despertar jovens talentos e vocações para a área de ciência e tecnologia, além de desvelar como se realiza a construção do conhecimento neste âmbito do ensino. Entretanto, o estudo da pesquisa na graduação ainda é praticamente inexistente no estado do Paraná, embora existam estudos (poucos) no Brasil, em algumas instituições de ensino superior. Este projeto de pesquisa mapeou, organizou, classificou e pretende traçar um perfil das temáticas, ênfases/abordagens teóricas e metodológicas e da pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná, o curso de jornalismo mais antigo do estado. Para tanto seleciona, os produtos de pesquisa resultantes dos "Trabalhos de Conclusão de Curso em Jornalismo" (TCCs), no período 2000 e 2011. Também computou os relatórios de projetos de pesquisa de Iniciação Científica realizados no mesmo período, estes em número bem menor do que dos TCCs, uma vez que os últimos são de realização obrigatória. De início, a análise permite concluir que, majoritariamente, o único contato que a grande maioria dos graduandos do curso de jornalismo da UFPR têm com a pesquisa se dá por meio dos TCCs. Dos 206 TCCs examinados, 33% (38) são monografias e os outros 67% (168) são produtos jornalísticos, os mais diversos.O projeto determinou o perfil teórico-metodológico dos trabalhos, e realizou entrevistas com professores orientadores e ex-alunos (por amostragem), de forma a determinar de que forma as pesquisas desenvolvidas por eles durante a graduação influenciaram na atividade profissional atualmente exercida. 

 

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