ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PARANAENSES – O CASE GRPCOM
Aluno de Iniciação Científica: Livia First (PIBIC/CNPq)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Regiane Regina Ribeiro
Colaborador: Felipe Martins Greiner
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: organizações , responsabilidade social , imagem corporativa
Área de Conhecimento: 60900008 - COMUNICAÇÃO
O projeto de pesquisa "As Relações Públicas como Processo Educativo para a construção da cidadania e capital social nas organizações: uma Análise dos Programas de Responsabilidade Social em Empresas Paranaenses" teve como objetivo um estudo dos programas de responsabilidade social das empresas paranaenses cadastradas no Instituto ETHOS. Primeiramente, os estudos se iniciaram com a pesquisa bibliográfica de autores como CAMARGO (2010), CASALI (2008), CARVALHO (2007), DUPAS (2008), FERNANDES, SANTOS (2010), GARBELINI, BRITO (2008), GOLDSTEIN (2007), KUNSCH (2003), SARDINHA (2009), MELO NETO, FLORES (2001). Sob uma perspectiva crítica e realista, discutiu até que ponto tais práticas eram, de fato, efetivas. Dentre as 52 organizações cadastradas no Instituto até o momento, poucas se adequaram ao conceito de responsabilidade social adotado pelo grupo de pesquisa. No início, tivemos dificuldade em conseguir contato com as empresas cadastradas do Instituto ETHOS – dentre aquelas com as quais o contato foi possível, quase todas apresentaram resistência ao falar sobre o assunto. Assim, apenas duas foram estudadas de maneira mais aprofundada, através de uma entrevista semi-estruturada com o responsável pela área de responsabilidade social, e foram: América Latina Logística (ALL) e Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Este, por sua vez, mostrou um constante esforço em manter a imagem da empresa como socialmente responsável e os seus projetos realmente afetam positivamente os públicos da empresa. Porém, embora na GRPCOM a responsabilidade social esteja institucionalizada, intrínseca aos seus valores, missão e visão, percebeu-se que o seu objetivo final é mais comercial do que social, pois o objetivo final de qualquer empresa, como organização privada, é sempre o lucro. Nada impede que o discurso concedido pelo entrevistado tenha sido treinado e planejado para parecer que a preocupação é em função da identidade e não da imagem. Os projetos, porém, não estão realizados de maneira isolada e filantrópica, mas sim contínua e comprometida, de modo que, de qualquer forma, a sociedade está tendo seus benefícios. A efetiva responsabilidade social empresarial, portanto, parece ser utópica, uma vez que o que as empresas de fato buscam é a vantagem econômica. O estudo gerou então o artigo "Uma Análise das Práticas de Responsabilidade Social do Grupo Paranaense de Comunicação e a sua Relação com o Trinômio Imagem, Identidade e Reputação", apresentado no VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) em abril de 2012.