COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PARANAENSES
Aluno de Iniciação Científica: Leandro Nunes da Silva (IC-Voluntária)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Regiane Regina Ribeiro
Colaborador: Felipe Renan Oliveira da Silva
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: responsabilidade social , capital social , relações públicas
Área de Conhecimento: 60900008 - COMUNICAÇÃO
O projeto de pesquisa "As Relações Públicas como processo educativo para construção de cidadania e capital social nas organizações: uma análise dos programas de responsabilidade social em empresas paranaenses" teve por objetivo identificar de que forma os programas de Responsabilidade Social e Cidadania Corporativa das organizações privadas colaboram para o efetivo exercício da cidadania e construção do capital social. É preciso ressaltar que os programas de responsabilidade social empresarial ganharam impulso no Brasil na década de 1990, como fenômeno do projeto neoliberal brasileiro. Fato marcado pela fundação do Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial, em 1998, e pelo crescimento das organizações do terceiro setor e institutos ligados à grandes corporações. Entre essas organizações, destaca-se o Instituto ALL de Educação e Cultura, ligado à uma empresa privatizada no movimento neoliberal, a América Latina Logística, antiga Rede Ferroviária Federal. Ela é uma empresa que, além de transportar materiais de alto risco ambiental, está presente na vida das pessoas de uma forma não positiva, pois os trilhos e os trens trazem incômodos, como barulho, problemas de tráfego e acidentes. Por esse motivo, buscou-se analisar como a ALL utiliza essas ações de responsabilidade social de forma a prevenir crises. Para isso, identificamos os projetos de responsabilidade social, os públicos envolvidos, e realizamos uma entrevista semiestruturada com Franciele Muraro, responsável pelo Instituto ALL. Na entrevista, focalizamos as ações de segurança, pois são os fatos que mais contribuem para o surgimento de uma crise. Ficou claro para nós que a organização tem consciência de que, pela lei, a obrigação de realizar campanhas educativas com o objetivo de prevenir acidentes é função das prefeituras, mas que, por insuficiência do poder público municipal, a empresa toma para si a responsabilidade de realizar ações de sensibilização para segurança nas comunidades e escolas, como forma de desestimular atitudes imprudentes dos indivíduos que moram ou trafegam próximos às linhas férreas. Além disso, verificamos a participação do público interno (funcionários) nas ações preventivas, assim como também nos outros projetos desenvolvidos pelo instituto. Na nossa análise, observamos que o conceito de responsabilidade social, quando praticadas por empresas privadas, em especial a ALL, refere-se à uma resposta de uma demanda social através de um projeto ou programa, com o objetivo de gerar benefícios mútuos entre a organização e seu público ou simplesmente evitar problemas futuros