ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES
Aluno de Iniciação Científica: Felipe Renan Oliveira da Silva (IC-Voluntária)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Regiane Regina Ribeiro
Colaborador: Leandro Nunes da Silva
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: responsabilidade social , gestão de crises , iniciativa privada
Área de Conhecimento: 60900008 - COMUNICAÇÃO
O artigo pretende discutir os aspectos teóricos que envolvem a responsabilidade social utilizada enquanto ferramenta de gerenciamento de crises, surgidos a partir das discussões do projeto de pesquisa "As Relações Públicas como processo educativo para construção de cidadania e capital social nas organizações: análise dos programas de responsabilidade social em empresas paranaenses". Objetiva-se entender o que é crise, o seu impacto e como ela reflete-se na imagem da organização e no comprometimento dos negócios, bem como compreender de que forma os programas de responsabilidade social podem utilizados na gestão de crises. Definimos crise como uma ameaça à organização, manifesta de forma súbita e que pode colocar em risco a sobrevivência da mesma ao provocar perdas humanas, financeiras ou de reputação. Assim, é imprescindível que a organização em crise desenvolva um plano de ações para evitar, prevenir e solucionar situações de risco, desenvolvido por uma equipe de profissionais de diversas áreas – o gerenciamento de crises. No caso de organizações de alto risco, mais suscetíveis a tal situação, a gestão da crise e da comunicação são ações obrigatórias e necessárias. Esse é o caso da ALL - América Latina Logística, que presta serviços logísticos de transporte pela rede ferroviária. O principal instrumento para a realização das atividades - o trem - pode trazer consequências extremamente danosas à comunidade que vive no entorno da linha férrea. Assim, a empresa desenvolve ações de responsabilidade social nas linhas da educação e cultura, com o objetivo de prevenir acidentes e reduzir situações de risco envolvendo crianças e adolescentes que convivem nessas regiões. A responsabilidade social corporativa, no caso de organizações com fins lucrativos, refere-se à resposta a uma demanda social através do desenvolvimento de projeto ou programa, com o objetivo de gerar benefícios mútuos entre a organização e seus públicos ou simplesmente evitar problemas futuros. Atualmente, a gestão de uma empresa deve pensar além da obtenção de lucro, sendo necessário incluir em seus objetivos organizacionais o interesse público. Ao longo da pesquisa, pode-se perceber que a ALL desenvolve programas de responsabilidade social de forma efetiva e legítima. Mas esses programas atendem, em termos acadêmicos, mais a uma perspectiva de gerenciamento de crise (atendendo a uma demanda obrigatória proveniente de um dano causado pela própria organização) do que ao interesse público e à perspectiva da comunicação pública.