ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM EMPRESAS PARANAENSES
Aluno de Iniciação Científica: Felipe Martins Greiner (IC-Voluntária)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Regiane Regina Ribeiro
Colaborador: Livia First
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Responsabilidade Social , Imagem Organizacional , Identidade
Área de Conhecimento: 60900008 - COMUNICAÇÃO
O projeto de pesquisa As Relações Públicas como Processo Educativo para a construção da cidadania e capital social nas organizações: uma análise dos programas de responsabilidade social em empresas paranaensespretendeu realizar uma análise – teórica e prática – dos programas de responsabilidade social das organizações paranaenses cadastradas no Instituto ETHOS. Para isso, utilizou uma metodologia descritiva qualitativa durante sua execução e contou com a participação de alunos integrantes do projeto de iniciação científica, da professora orientadora e com a colaboração de funcionários das organizações paranaenses pesquisadas. Primeiramente, o projeto foi embasado teoricamente com a pesquisa bibliográfica de autores como CAMARGO (2010), CASALI (2008), CARVALHO (2007), DUPAS (2008), FERNANDES, SANTOS (2010), GARBELINI, BRITO (2008), GOLDSTEIN (2007), KUNSCH (2003), SARDINHA (2009), MELO NETO, FLORES (2001). Em seguida, foram analisados os websites das empresas paranaenses cadastradas no Instituto Ethos, com o intuito de encontrar informações adequadas ao objetivo do trabalho. Como passo seguinte, a quantidade de empresas foi dividida entre os participantes do projeto e os setores responsáveis pela área nas empresas foram contatados via e-mail e/ou telefone. Por último, a elaboração do instrumento de pesquisa, seguida de uma entrevista presencial (semiestruturada). Uma das organizações pesquisadas foi o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Após a aplicação de todos os passos da pesquisa no Instituto GRPCOM, houve uma transcrição da entrevista e uma análise. Procuramos vincular a responsabilidade social e o case GRPCOM ao trinômio imagem, identidade e reputação, com o intuito de descobrir a relação entre estes elementos e analisar criticamente as respectivas ações. O resultado dessa análise gerou o artigo "Uma Análise das Práticas de Responsabilidade Social do Grupo Paranaense de Comunicação e a sua Relação com o Trinômio Imagem, Identidade e Reputação", apresentado em abril/2012 no VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Percebeu-se que as práticas de responsabilidade social nem sempre estão institucionalizadas nas organizações, intrínseca a sua missão, visão e valores. Muitas vezes, a preocupação se dá somente em função da imagem, e não da sua identidade corporativa, como deveria ser.