RESPONSABILIDADE SOCIAL – ENTRE SOLIDARIEDADE E ESTRATÉGIA, O DISCURSO DAS ORGANIZAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS EFETIVAS
Aluno de Iniciação Científica: Camila Carbornar de Souza (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Comunicação Social - Relações Públicas
Orientador: Regiane Regina Ribeiro
Colaborador: Angélica Dal'Negro Carvalho
Departamento: Comunicação Social
Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes
Palavras-chave: Responsabilidade Social , discurso , O Boticário
Área de Conhecimento: 60900008 - COMUNICAÇÃO
O projeto de pesquisa "As Relações Públicas como Processo Educativo nas organizações: uma análise dos programas de responsabilidade social em empresas paranaenses" teve por objetivo estudar a contribuição das Relações Públicas nos programas de RS das organizações para o exercício da cidadania, a partir da educação e do capital social. Na sua primeira fase foram feitas leituras e discussões teóricas sobre RS, e a segunda iniciou com o levantamento de empresas paranaenses que desenvolviam programas de RS. O mapeamento foi feito a partir de empresas cadastradas no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por sua credibilidade, tanto no meio acadêmico como no mercadológico. Na época, havia 52 empresas cadastradas, que foram avaliadas pelo grupo para seleção. A seleção foi baseada na facilidade de contato com as empresas e nas informações dos programas de RS disponíveis em seus sites. Das 52 empresas, seis foram selecionadas. Os integrantes do grupo se dividiram em duplas para o estudo aprofundado dessas organizações. O grupo, então, elaborou uma série de perguntas para uma entrevista em profundidade com os gestores dos programas de RS das empresas selecionadas. O objetivo desse estudo em profundidade era responder questões pontuais e importantes para o andamento da pesquisa, tanto na área de RP quanto nas de RS e Educação. Porém, das seis empresas, quatro rejeitaram a proposta. Entre elas, o grupo O Boticário, que acabou se tornando nosso objeto de estudo. Através de contato por e-mail, a empresa mostrou-se disponível aos nossos objetivos. Porém, quando solicitada participação para a entrevista em profundidade, a empresa recusou alegando que todas as informações necessárias para estudos estavam disponíveis no site da empresa. Dessa forma, fizemos uma análise das informações apresentadas no site do Boticário e relacionamos com as perguntas da nossa entrevista em profundidade. E a conclusão foi de que muitos dos nossos questionamentos pressupunham respostas não disponíveis. Nossa maior curiosidade foi entender o motivo do fechamento ao diálogo por empresas que utilizam o valor transparência em seus discursos, fundamental para a RS. Quando o discurso não condiz com a prática, deixa margem para a dúvida em relação à credibilidade. O trabalho da dupla, a partir da problemática relatada, resultou no artigo "O Discurso sobre Responsabilidade Social nas Organizações: um estudo de caso da empresa 'O Boticário'", apresentado no VI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas em maio deste ano.