DIVULGANDO AS AÇÕES DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E EXTENSÃO:INSERÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA NAS MÍDIAS DIGITAIS SOCIAIS
Aluno de Iniciação Científica: João Victor de Mello e Basabe (Bolsista permanência)
Curso: Tecnologia em Comunicação Institucional
Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Co-Orientador: Celso Yoshikazu Ishida
Colaborador: Denise Tsunoda, Francisco Daniel Costa
Departamento: Ciências e Gestão da Informação
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Mídias Digitais , Mídias Sociais , Pesquisa cientifica
Área de Conhecimento: 60702044 - PROCESSOS DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Na internet, as redes e mídias digitais sociais tornaram parte do dia a dia das pessoas. Uma vez inseridas neste contexto isso gerou demanda para as instituições (privadas, públicas, terceiro setor, governamental). As instituições da área da pesquisa científica e extensão universitária pouco fazem uso das mídias para divulgar suas ações. Fato que motiva e objetiva investigar disseminar as ações de investigação e extensão por meio da mídia digital social como plataforma de divulgação das ações e inovações desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT), sem custo nenhum com publicidade. Para tanto, o estudo começou por entender como funcional o Marketing Viral na Internet e as mídias que gratuitas disponiveis de uso. As ações iniciaram no Facebook® com uma fanpage do evento II jornada de Gestão da Informação - SuGestão (http://facebook.com/Sugestao) - seguida da fanpage do GP-CIT. Os passos para criação dos textos para postagens passam por: redação, correção, envio de links sobre notícias afins no http://facebook.com/gpcit, redistribuição dos releases à imprensa para ter auxílio na divulgação, uso de aplicativos para fazer conexão com outras mídias e se aplica o conceito de Marketing de conteúdo para agregar e atrair seguidores à página. Os resultados obtidos são monitorados mensalmente. Os resultados obtidos demosntram a fácil usabilidade e interação que as novas mídias proporcionam para a comunicação instantânea com o público alvo. Observa-se que é satisfatória a divulgação das ações do GP_CIT. Usuários que não conheciam o grupo de pesquisa passaram a se interessa, compartilhar conteúdo e contribuir com a página, além de existir um canal para comunicação direta com os usuários intangíveis. A partir do uso das novas mídias, estes usuários considerados intangíveis, passaram a ser tangíveis.