MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO PÚBLICO - CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS
Aluno de Iniciação Científica: Letícia Winkert (IC-Voluntária)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Alessandro Filla Rosaneli
Colaborador: Ligia Cristina Batschke
Departamento: Arquitetura
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: circulação , veículos , espaços livres
Área de Conhecimento: 60404035 - ESTUDOS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EXTERIOR
A presente investigação faz parte da pesquisa "Os sistemas dos Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil – o Caso da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná (SEL-RMC)", inserido na rede nacional de pesquisa QUAPA-SEL. Especificamente, o recorte de trabalho abrange quase a totalidade do Aglomerado Metropolitano de Curitiba formado pelos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Dentre a variedade de espaços livres presentes na estrutura urbana das cidades brasileiras, a pesquisa principal optou pelo estudo dos espaços livres públicos, em especial as ruas, em razão de sua importância para o desenvolvimento da esfera pública e de sua maciça presença no espaço urbano. Dentre todos os tipos de ruas existentes, nesta primeira etapa de estudo, investigam-se as ruas centrais dos núcleos urbanos, por serem recortes passíveis de comparação entre todos os municípios supracitados. Assim, as ruas, são estudadas em seus aspectos físicos, sensoriais e comportamentais. Através de múltiplos métodos advindos de dados coletados em campo e em arquivo, forma-se um conjunto de informações que possibilitam uma melhor compreensão da conformação deste espaço livre. A parte da pesquisa aqui apresentada trata da mobilidade e acessibilidade no espaço público, mais especificamente sobre a circulação de veículos. Com base nas observações, fotografias e entrevistas feitas em campo foram produzidos mapas, tabelas e um quadro comparativo com dados qualitativos e quantitativos das questões viárias. Para essa abordagem, as informações levantadas foram: dimensão da via, tipo de pavimentação e situação física das vias, regulamentações, presença e disposição das vagas de estacionamento, análise da permeabilidade urbana para o deslocamento de veículos e os pontos de conflito presentes nas ruas selecionadas. Além desses, foram observados aspectos das conexões urbanas como o sentido do tráfego, percurso do transporte público, hierarquização viária e contagem estimada do tráfego em vários períodos do dia. Dessa forma, a presente análise se torna importante para o entendimento das funções e funcionamento da via em cada rua estudada, além de relacionar este tema com os demais fatores da rua.