O ENSINO E A AVALIAÇÃO NO ATELIER DE ARQUITETURA

Aluno de Iniciação Científica: Pedro Lanna de Castro (IC-Voluntária)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Emerson José Vidigal
Departamento: Arquitetura
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: arquitetura , ensino , avaliação
Área de Conhecimento: 60402008 - PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar, sob a ótica do estudante de arquitetura, o método de ensino e avaliação da atividade projetual utilizado no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Através da aplicação de um questionário, os estudantes puderam analisar o papel da avaliação de projeto em seu desenvolvimento na atividade de projetar e o que é avaliado: o projeto em si, o processo projetual ou ambos. Também foi abordada a impressão dos alunos de quais eram os critérios de avaliação utilizados e suas opiniões quanto aos critérios que deveriam ser aplicados. Para elaborar o questionário, buscou-se situar o atual método de ensino em atelier de arquitetura através de um levantamento histórico do tema, contrapo-lo ao que é praticado atualmente e, então, pontuar os aspectos relevantes e necessários no processo avaliativo. Relevantes e necessários ante a validação do avaliar como contribuidor do ensino, validade também questionada. O questionário foi aplicado para alunos entre o 3º e 5º ano, que já houvessem cursado uma matéria de projeto no curso de Arquitetura na UFPR. O questionário teste foi disponibilizado pela internet e obteve-se 18 respostas. O definitivo foi realizado físicamente, nas salas de aula, e obteve-se 79 respostas. A amostragem final e considerada foi de 97 respostas em um universo de XXX estudantes que se enquadravam nos quesitos acima estipulados. A análise dos dados obtidos visa diagnosticar a relevância da avaliação no ensino de projeto e também a clareza com que é feita, segundo o estudante. Tem como objetivo, também, expor os valores e crenças adquiridas pelos alunos, através do curso ou não, que influenciam suas visões sobre método de projeto- também na prática profissional- e os aspectos racionais, qualitativos e quantitativos de um bom projeto arquitetônico.

 

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