Aluno de Iniciação Científica: Paula Hassunuma (IC-Voluntária)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Antonio Manoel Nunes Castelnou Neto
Departamento: Arquitetura
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Tradição , Contextualismo , Arquitetura Regionalista
Área de Conhecimento: 60401028 - TEORIA DA ARQUITETURA
Após séculos de dominação espanhola, vários artistas e intelectuais mexicanos empenharam-se na busca de uma identidade nacional, almejada desde a Independência do México (1821) e intensificada com a Revolução Institucionalista (1910/17), que favoreceu a difusão das tendências modernas naquele país. Foi a partir desse contexto que Luis Barragán (1902-1988) transformou o modernismo internacional em um vibrante e sensual estilo nacionalista, fazendo uso de cores vivas e contrastes de texturas, tendo a água e a luz como temas favoritos. Ganhador do Prêmio Pritzer em 1980, Barragán procurava, através de seu trabalho – que inclui desde residências a obras institucionais – uma ligação entre a arquitetura moderna, de bases corbusierianas; e a tradição e contexto cultural mexicano, por influência dos artistas muralistas. Por meio dessa pesquisa em iniciação científica, de caráter exploratório e ligada à área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, fez-se um estudo web e bibliográfico, com o objetivo de identificar e descrever as características e principais elementos do trabalho e pensamento de Luis Barragán. De modo a comprovar sua relação da cor com a tradição, foram selecionadas 03 (três) obras, que permitiram destacar suas maiores contribuições para a arquitetura contemporânea, em especial o emprego de materiais locais, cores populares e agenciamentos espaciais com base na tradição hispano-americana. Considerado figura excepcional do contextualismo arquitetônico, seus projetos, todos realizados em sua terra natal, exemplificam o domínio do espaço e da luz assim como a habilidade de unir princípios estruturais da arquitetura tradicional mexicana com o vocabulário modernista. Sua arquitetura encontrou reflexos não só em seu país de origem como também mundialmente, inclusive fora da América Latina, reforçando os traços estéticos dos minimalismo e da prática neomoderna.