PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DO BAIRRO REBOUÇAS, CURITIBA PR: A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E O VIADUTO JOÃO NEGRÃO

Aluno de Iniciação Científica: Gabriel Ruiz de Oliveira (Pesquisa voluntária)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Juliana Harumi Suzuki
Colaborador: Franciane Schreiner da Mota, Gustavo Domingues Gaspari, Veridiana Stoski
Departamento: Arquitetura
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Patrimônio ferroviário , Arquitetura , Rebouças
Área de Conhecimento: 60401010 - HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO

Com o desenvolvimento das culturas de erva mate e madeira no Paraná a partir do final do século XIX, tornou-se necessária a construção de uma ferrovia para viabilizar o escoamento da produção agrícola do interior do estado. Com a implantação da estrada de ferro, a cidade de Curitiba se desenvolveu como importante centro de comércio e exportação destes produtos. Esta pesquisa insere-se no âmbito das discussões sobre a preservação do patrimônio industrial e ferroviário brasileiro e tem como objetivo relacionar e apresentar características particulares da história e projeto de duas obras emblemáticas do patrimônio ferroviário curitibano e discutir os usos e apropriações que estas obras sofreram ao longo do tempo. A partir de revisão de fontes bibliográficas, webgráficas, visitas de campo e noticiários, foram analisados dois exemplares de arquitetura ferroviária localizados em região central de Curitiba, no bairro Rebouças: a antiga Estação Ferroviária, atual Shopping Estação, e o Viaduto João Negrão, conhecido como Ponte Preta, ambos tombados pela Secretaria Estadual de Cultura. Como resultados, observa-se que embora o transporte ferroviário tenha representado um símbolo de progresso e desenvolvimento no passado, hoje suas grandes estruturas são frequentemente responsabilizadas por dificultar o tráfego de veículos na cidade. Além disso, a perda da função original destes edifícios torna necessária a busca de novos usos que justifiquem e valorizem a sua permanência no espaço urbano. Conclui-se, assim, que as parcerias entre órgãos públicos e a iniciativa privada podem propor iniciativas de preservação do patrimônio ferroviário urbano de forma a proporcionar a adequação destes espaços para funções contemporâneas valorizando suas características históricas e patrimoniais. Palavras-chave: Patrimônio ferroviário, Arquitetura, Rebouças.

 

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