SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES NA REGÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - A SITUAÇÃO FÍSICA DOS PASSEIOS
Aluno de Iniciação Científica: Camila Lombardi (IC-Voluntária)
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Alessandro Filla Rosaneli
Colaborador: Luza Basso Driessen, Natalia Miyashiro Semahim, Ligia Cristina Batschke
Departamento: Arquitetura
Setor: Tecnologia
Palavras-chave: Espaço livre , Região metropolitana , Calçada
Área de Conhecimento: 60400005 - ARQUITETURA E URBANISMO
A presente investigação faz parte da pesquisa "Os sistemas dos Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil – o Caso da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná (SEL-RMC)", inserido na rede nacional de pesquisa QUAPA-SEL. Especificamente, o recorte de trabalho abrange quase a totalidade do Aglomerado Metropolitano de Curitiba formado pelos municípios de Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. Dentre a variedade de espaços livres presentes na estrutura urbana das cidades brasileiras, a pesquisa principal optou pelo estudo dos espaços livres públicos, em especial as ruas, em razão de sua importância para o desenvolvimento da esfera pública e de sua maciça presença no espaço urbano. Dentre todos os tipos de ruas existentes, nesta primeira etapa de estudo, investigam-se as ruas centrais dos núcleos urbanos, por serem recortes passíveis de comparação entre todos os municípios supracitados. Assim, as ruas, são estudadas em seus aspectos físicos, sensoriais e comportamentais. Através de múltiplos métodos advindos de dados coletados em campo e em arquivo, forma-se um conjunto de informações que possibilitam uma melhor compreensão da conformação deste espaço livre. A parte da pesquisa aqui apresentada trata do espaço prioritário de circulação de pedestres, analisando os aspectos físicos dos passeios. O objetivo é avaliar a influência dos elementos presentes no espaço no comportamento dos usuários e como estes elementos compõem a paisagem e facilitam a mobilidade e a permeabilidade urbana para os pedestres. Sobre a realidade física do passeio, foram avaliados: o tipo do piso e a qualidade do pavimento, a largura útil dos passeios, a presença de vegetação, os tipos de serviço público e privado ofertados, a situação do mobiliário e da sinalização viária, a distribuição quantitativa da iluminação pública e privada artificial e a presença de elementos facilitadores e impeditivos para a acessibilidade universal. Como resultado, serão apresentados mapas, esquemas, fotos e gráficos temáticos que indiquem a situação das calçadas nas ruas centrais estudadas.