ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA E DE CRESCIMENTO NA INDÚSTRIA DE AGROTÓXICOS
Aluno de Iniciação Científica: Rafaella Romanoski Probst (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Econômicas
Orientador: Victor Manoel Pelaez Alvarez
Departamento: Economia
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Agrotóxicos , Estratégias de crescimento , Concorrência
Área de Conhecimento: 60307005 - ECONOMIA INDUSTRIAL
Este trabalho tem como objetivo o monitoramento das estratégias de concorrência e crescimento das principais empresas da indústria de agrotóxicos, além de analisar a estrutura deste mercado e suas modificações ao longo do tempo. O mercado de agrotóxicos apresenta uma estrutura altamente concentrada, sendo 90% das vendas controladas pelas 13 maiores empresas em nível mundial. Dentre essas empresas, pode-se distinguir dois grupos: as integradas e as especializadas. As integradas detêm 70% das vendas do mercado mundial e correspondem às seis maiores empresas (Syngenta, Bayer, Basf, Dow, Monsanto e DuPont). São caracterizadas pelo elevado índice de investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas com propriedades agrotóxicas. Tais investimentos geram principalmente patentes de produtos com maior valor agregado, por meio dos quais a marca é a forma de concorrência predominante. Produtos de patentes vencidas (equivalentes) também fazem parte do portfólio de produtos comercializados pelas empresas integradas. Já as especializadas correspondem às sete empresas seguintes (Sumitomo, MAI, Nufarm, Arysta, FMC, United Phosphorus e Cheminova) as quais limitam-se fundamentalmente à fabricação de produtos equivalentes (cópias dos produtos com patente vencida). Para esses produtos a concorrência em preço combina-se com as estratégias de valorização da marca, notadamente entre as 13 maiores empresas. No entanto, fatores conjunturais podem modificar a estrutura do mercado com o passar do tempo. Pode-se perceber tal movimento através das taxas médias de crescimento das empresas, com as especializadas crescendo mais do que as integradas e conquistando aos poucos mais poder de mercado. Entre 2000 e 2011 as empresas integradas cresceram 84%, contra uma evolução bem mais significativa por parte das especializadas (200%). Esse resultado pode ser explicado através de estratégias de expansão, como aquisições e acordos comerciais adotados pelas empresas especializadas, bem como um maior investimento em P&D, possibilitando inovações no portfólio de produtos e maior volume de vendas. Para a realização de tal estudo é utilizada como metodologia a coleta sistemática de dados de faturamento, patentes e gastos em P&D e marketing, bem como a seleção de notícias sobre aquisições, fusões e acordos comercias distintos realizados pelas empresas em questão. Estas informações são retiradas dos relatórios anuais das empresas, disponíveis nos sítios na internet das mesmas, e por meio do monitoramento das notícias de uma revista especializada em agrotóxicos, Agrow Magazine.