A ATUAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA NO PROCESSO DE ABERTURA ECONÔMICA NO GOVERNO COLLOR (1990-1992)

Aluno de Iniciação Científica: Leonardo Moreira Migdaleski (PET)
Curso: Ciências Econômicas
Orientador: Marco Cavalieri
Departamento: Economia
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Processo , Divulgação , Econômica
Área de Conhecimento: 60301040 - HISTÓRIA ECONÔMICA

Este projeto de pesquisa tem como objetivo demonstrar a influência que a mídia impressa brasileira teve na divulgação do processo de abertura econômica realizada no governo de Fernando Collor de Mello, entre 1990 e 1992. Pretende-se, nesse sentido, investigar como veiculou-se para a população o processo de globalização acelerada e  a financeirização crescente da economia, incentivadas pelo neoliberalismo, que apenas recentemente surtiu efeitos adversos em economias desenvolvidas, como a americana e a europeia. Este processo por muitas vezes se manteve obscuro e inalcançável para a maioria da população. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes. A primeira resume-se em uma recapitulação teórica do que foi o Consenso de Washington, assim como foi denominado por John Williamson (1989), usando um referencial teórico Institucionalista. A literatura é vasta sobre o assunto, e a seleção de artigos que prestem ao objetivo do projeto é uma parte importante da pesquisa a ser realizada, para que se tenha uma compreensão do que é o neoliberalismo. A segunda parte do trabalho é constituída de uma revisão histórica dos principais fatos econômicos que ocorreram durante os três anos em que Fernando Collor de Mello exercera o cargo máximo do Executivo brasileiro, com foco nas medidas tomadas para a abertura econômica, seguindo os preceitos do Consenso de Washington. A terceira e última parte da pesquisa é o resgate de publicações jornalísticas impressas da época, que abordaram este processo de abertura econômica, e quais informações eram passadas à população e de que forma a divulgação ocorria. A publicação base do trabalho será a revista Veja, com o resgate de suas edições à época e uma releitura do que foi escrito e divulgado. Será mister entender as opiniões e o viés de cada reportagem ou artigo jornalístico. Portanto, a pergunta a ser respondida por este esforço de pesquisa é: se o processo de abertura econômica do inicio da década de 1990 foi democrático? Investigando, assim, se a população brasileira foi isenta e satisfatoriamente informada sobre o que ocorria na economia de seu país. Para avaliar o papel da imprensa, será realizada análise interdisciplinar a partir das ideias de Noam Chomsky expressas em suas obras, principalmente o livro "Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media" (1988).

 

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