ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS EM FARMÁCIAS DE CURITIBA/PR

Aluno de Iniciação Científica: José Benedito de França Filho (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Ciências Contábeis
Orientador: Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo
Colaborador: Jazmin Figari, Paula Silvia Rossignoli
Departamento: Contabilidade
Setor: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: farmácia , formação de preço , preço
Área de Conhecimento: 60204001 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O despreparo na área de Administração e Finanças é fator conhecido na área de farmácia, tendo em vista que disciplinas como Administração tem uma pequena participação no currículo de Farmácia. Dessa forma, o farmacêutico proprietário normalmente compreende pouco da contabilidade de seu estabelecimento e muitas vezes se vale de métodos pouco eficientes para o cálculo dos preços. O presente estudo consistiu em uma pesquisa para identificar como as farmácias de manipulação de Curitiba definem o preço de venda dos medicamentos manipulados. A pesquisa é quantitativa, exploratório-descritiva, e quanto aos procedimentos, survey e bibliográfica. O trabalho contou com a aplicação de questionário aos farmacêuticos proprietários de farmácias de manipulação, sendo realizada em uma amostra de 41 farmácias de uma população de 99 farmácias de manipulação de propriedade de farmacêuticos na cidade de Curitiba (erro amostral de 10%, com nível de confiança de 90%). Dos 41 farmacêuticos abordados, 51,2 % possuem sua farmácia há menos de 10 anos e a maioria é do sexo feminino (90,2%). Com relação à participação na administração da farmácia, todos responderam realizar tal atividade. A maioria (53,7%) indicou que Farmacotécnica é o conhecimento mais importante na abertura de uma farmácia e 22,5% consideram que Gestão de Negócios é o mais importante. O menos importante foi o conhecimento em Contabilidade, com 85,4%. Dos entrevistados, 70,7% declararam não possuir conhecimento em Administração e Finanças. Não houve um levantamento de mercado consumidor bem como a realização de um plano de negócios em 61% e 85,4% das farmácias pesquisadas. O preço dos medicamentos leva em conta o preço do concorrente em 90,2%.  O Markup médio das farmácias analisadas é de até 100% em 48,8%.  O preço do medicamento é calculado usando o markup em 100% dos casos e o preço do concorrente em 90,2%.  Os produtos manipulados geram lucro em 70,7%, mas 61% não sabem exatamente quanto de lucro cada produto gera. Um software para calcular o preço de venda é usado em 73,2% dos entrevistados. O faturamento bruto mensal é de até R$ 150.000,00 para 68,3% das farmácias analisadas. As maiores dificuldades no estabelecimento do preço de venda foram a definição do Markup (85,4%) e o conhecimento em Gestão de Negócios (70,7%). Em torno de 70% dos farmacêuticos formaram-se há mais de 10 anos e 53,7% dos estabelecimentos possuem até 13 funcionários. Nota-se uma deficiência de formação ao farmacêutico na área de gestão empresarial, acarretando dificuldades no processo de formação de preço dos produtos comercializados.

 

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