AUXÍLIO AUDIOVISUAL EM TÉCNICA CIRÚRGICA

Aluno de Iniciação Científica: Debora Cristina Pelim Lima (IC-Voluntária)
Curso: Medicina Veterinária - Curitiba
Orientador: Simone Domit Guérios
Co-Orientador: Cristina Rauen Ribas
Colaborador: Andressa Migliorini Martinelli, Gilmara Luiza Mansani
Departamento: Medicina Veterinária
Setor: Ciências Agrárias
Palavras-chave: Auxilio Audiovisual , Métodos Alternativos , Técnica Cirúrgica Veterinária
Área de Conhecimento: 50501020 - TÉCNICA CIRÚRGICA ANIMAL

O uso de animais vivos em aulas práticas vem sendo substituído por métodos alternativos como o uso de cadáveres congelados ou quimicamente preservados, manequins e recursos audiovisuais. A disciplina de Técnica Cirúrgica Veterinária da UFPR em Curitiba iniciou no ano letivo de 2012 o uso de vídeo-aulas para auxiliar no ensino das fases fundamentais da cirurgia. As primeiras aulas práticas visaram auxiliar a compreensão teórica e prática à realização de nós cirúrgicos. Inicialmente foram filmados passo a passo os procedimentos e as técnicas de diferentes tipos de nós, como o nó simples de uma mão, nó de cirurgião de duas mãos e o nó de cirurgião com duas mãos. Os vídeos foram postados na rede de divulgação "you tube", disponibilizando o acesso às informações para treinamentos práticos extracurriculares. O projeto teve por objetivo avaliar o material audiovisual complementar aos métodos de ensino tradicionais utilizados em técnica cirúrgica veterinária da UFPR Curitiba. Para isso foram avaliados todos os 45 alunos, regularmente matriculados na disciplina. O número de exibições dos vídeos e a avaliação prática dos acadêmicos por 2 docentes e 3 monitoras foi registrado em planilhas. O número de acessos, levando em conta um registro único por computador, foi de 128 para o vídeo de nó simples de uma mão e 56 para o nó simples de duas mãos, 128 para o nó de cirurgião de uma mão e 117 para o nó de cirurgião de duas mãos. Após os respectivos acessos e as observações dos detalhes presentes nos vídeos, os acadêmicos foram capazes de cumprir os procedimentos exigidos com maior facilidade e destreza, sem tantos questionamentos. No entanto, não se pode contabilizar a eficácia do material divulgado tendo por base alunos com habilidades individuais diferentes, de apenas uma turma, de uma única instituição de ensino. Além disso, deve-se lembrar que o material de apoio não é autossuficiente, necessitando ser associado ao conhecimento teórico aplicado, ao esmero e à dedicação do docente da disciplina, não podendo ser utilizado como fonte única para o ensino. Logo, sugere-se que o material áudio visual auxilia o aprendizado dos universitários, principalmente em aulas práticas. Porém, ressalta-se que não se pode mensurar ao certo a proporção da sua relevância apenas com este estudo.

 

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