O planejamento florestal é realizado de forma a se obter o máximo de retorno econômico, respeitando os fatores sociais e ambientais que esta atividade atinge dentro do horizonte de planejamento. A colheita florestal é parte deste planejamento e é uma das etapas mais dispendiosas da cadeia produtiva florestal. Para organizar a colheita florestal podem ser criados blocos de colheita que consistem em agrupamentos de talhões adjacentes, onde todos os talhões de um mesmo bloco são colhidos antes que se avance para o próximo bloco. Estes blocos, entretanto, devem seguir uma limitação de área máxima de corte contígua, limitação esta que pode ser baseada em aspectos ambientais ou legais, por exemplo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi criar blocos de colheita através de algoritmos computacionais respeitando as áreas máximas operacionais. As adjacências de uma área de colheita florestal podem ser representadas por uma matriz identidade (quadrada) composta pelo conjunto de talhões tanto nas linhas quanto nas colunas. Nesta matriz, cada elemento binário Aij representa a adjacência do talhão i com o talhão j. Caso este valor seja 1 (um) existe adjacência entre os dois talhões, caso o valor seja 0 (zero) não há adjacência. Para representar a área ocupada por cada talhão foi acrescida uma coluna ao final da tabela com a área do talhão correspondente a cada linha. Para a criação de matrizes iguais a esta, representando áreas de colheita fictícias, foi utilizado um algoritmo de criação de matrizes que gera adjacências e áreas de talhões aleatórias. Foram criadas matrizes cujo número de talhões variou entre 20 e 80. Cada matriz possuiu cerca de 5% de adjacências. Utilizando-se deste modelo de matriz foi elaborado um algoritmo que encontra adjacências entre os talhões e verifica se a soma das áreas dos talhões adjacentes não ultrapassam a área máxima, caso esta soma ultrapasse este limite o respectivo conjunto de talhões adjacentes é impresso em um arquivo, que servirá como conjunto de restrições a serem aplicadas para o planejamento da colheita. Este mesmo algoritmo foi implementado nas linguagens VB.NET, C++ e Java. Para cada área máxima e cada tamanho de matriz foram utilizadas 30 matrizes aleatórias diferentes.