ESTUDO DESCRITIVO DO DESEMPENHO DE DIRIGIR AUTOMÓVEIS E DIREÇÃO SEGURA DE PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE DOENÇA DE PARKINSON
Aluno de Iniciação Científica: Scheila Mara Lucindo (IC-Voluntária)
Curso: Terapia Ocupacional
Orientador: Andrea Mara Fedeger
Co-Orientador: Helio Afonso Ghizoni Teive; Renato Nickel
Departamento: Terapia Ocupacional
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Terapia Ocupacional , Direção de automóveis , Mobilidade Reduzida
Área de Conhecimento: 40800008 - FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
A mobilidade na comunidade é um atividade instrumental de vida diária que promove emancipação e participação do sujeito; sendo dirigir veículos uma das tarefas que compõe tal ocupação e contribui para a independência e desenvolvimento da pessoa. Este trabalho, descreve os agentes e o processo de avaliação de condutores de automóveis com mobilidade reduzida na concessão e renovação da carteira nacional de habilitação e a especificidade de avaliação do terapeuta ocupacional americano. Essa pesquisa é parte do projeto de pesquisa ''Estudo descritivo do desempenho em dirigir automóveis de pessoas com diagnóstico de doença de Parkinson" aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa Universidade Federal do Paraná em julho de 2011. Foram três metodologias de investigação: revisão de literatura; pesquisa documental e pesquisa de campo realizadas de março à dezembro de 2011, com as bases de dados para consulta: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Eletronic Library Online (ScIELO); PubMed; Global Health Library e Portal de Evidências, publicações em livros, revistas e artigos entre o ano de 2000 à 2011 e aplicação de questionário bilíngüe à profissionais: psicólogo, médico e instrutor de transito brasileiros e terapeuta ocupacional americana. Teve-se como resultados a fundamentação da AIVD, condução de automóveis, como promotora de autonomia e participação social, situado o condutor com mobilidade reduzida e os requisitos necessários para dirigir. Após a identificação dos profissionais envolvidos e o processo de concessão e renovação da carteira nacional de habilitação a aplicação do questionário possibilitou obter informações do processo que cada um realiza. Conclui-se que a Política Nacional de Transito em relação ao processo de avaliação de condutores, em específico, pessoas com mobilidade reduzida. O trabalho fundamenta a especificidade do terapeuta ocupacional especialista em transito e amplia horizontes para a Política Nacional de Transito visto que seu amplo conhecimento em avaliação e treinamento práticos do dirigir a pessoas com mobilidade reduzida, pois facilita a participação com o engajamento nessa ocupação e promove a mobilidade na comunidade com segurança e redução de mortes e acidentes.