EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA:LIDANDO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS
Aluno de Iniciação Científica: Alessandra Azevedo dos Santos (Outro)
Curso: Nutrição
Orientador: Milene Zanoni da Silva Vosgerau
Co-Orientador: Marcia Oliveira Lopes
Colaborador: Ana Carolina Kraemer Rodrigues, Julieanne Reid Arcain, Mariana Tomadon
Departamento: Saúde Comunitária
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Ações educativas , Escolares , Reciclagem
Área de Conhecimento: 40602001 - SAÚDE PÚBLICA
O município de Piraquara/PR possui a associação de Catadores de Material Reciclável – RECIQUARA e a partir da constatação de que não era feito a correta separação e descarte de material reciclável pelos moradores do entorno da Associação, notou-se a necessidade da realização de um estudo sobre resíduos sólidos para esta população. O público escolhido para a pesquisa foi de escolares do ensino básico de escolas públicas do município de Piraquara – PR e o objetivo principal do trabalho foi promover ações educativas sobre os cuidados com os resíduos sólidos. O estudo teve caráter quali-quantitavivo, descritivo e realizado em duas escolas no período de abril e maio de 2012, em dois encontros, com a participação de 280 estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Esta pesquisa foi aprovada no comitê de ética da UFPR (CAAE: 5283.0.000.091-09). Foram organizadas atividades lúdicas de dinâmica de apresentação, gincana, brincadeira da "batata-quente", desenhos, vídeo e paródia, aonde os conteúdos foram abordados seqüencialmente. Houve coleta de dados com os estudantes e seus pais ou responsáveis, por meio de questionários contendo perguntas sobre o tema. Para a análise de dados utilizou-se freqüência absoluta e relativa. O desenvolvimento dos encontros contou com a participação ativa e interesse das crianças na gincana e dinâmicas de grupo. Nas coletas de dados dos questionários para alunos, 35,6% dos alunos relataram que o lixo pode acarretar em doenças, 18,8% em poluição e 16,7% em enchentes. Já as informações coletadas junto aos pais, dos 128 questionários analisados, cerca de 60% deles informaram que separavam o lixo e 33% informaram que não faziam a separação. Dentre os entrevistados que responderam não separar o lixo, a principal justificativa foi a falta de hábito. Em atividade que os alunos confeccionaram desenhos, com objetivo de aprendizagem sobre os problemas que o lixo pode causar, cerca de 32% dos desenhos mostravam a presença de lixo nos rios e 9% a ocorrência de enchentes, como conseqüência do acúmulo de lixo em locais inadequados. Este fato pode justificado em decorrência da própria história de vida dos estudantes, que convivem com os problemas do lixo e alagamentos no cotidiano. Como conclusão do estudo, notou-se a necessidade de continuidade nas atividades, com a participação dos professores, fazendo o uso de estratégias pedagógicas inovadoras, com enfoque lúdico e materiais didáticos adequados à realidade do publico escolar, haja vista o interesse e envolvimento dos alunos.