PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCURSO VETERINÁRIO MIRIM EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
Aluno de Iniciação Científica: Patricia Ramos de Vargas (Bolsista permanência)
Curso: Medicina Veterinária - Curitiba
Orientador: Simone Tostes Oliveira Stedile
Co-Orientador: Alexander Welker Biondo
Colaborador: Maysa Pellizzaro, Dariane Catapan, Esther da Costa, Lucas Lubasinski Daniel
Departamento: Medicina Veterinária
Setor: Ciências Agrárias
Palavras-chave: Veterinário mirim , Percepção dos professores , Zoonoses e guarda-responsável
Área de Conhecimento: 40602001 - SAÚDE PÚBLICA
A presença de animais nas ruas das cidades é atualmente um problema discutido pelas autoridades e devido a seu alto impacto tornou-se um problema de saúde pública e social. Entendendo que as crianças são multiplicadoras de informações para a sociedade e sabendo que as professoras são, em grande parte, responsáveis pelo aprendizado das crianças, trabalhar com elas é importante para atingir o objetivo esperado com o concurso. Os professores de ciências do 5º ano são capacitados antes do início do ano letivo para que todos tenham a oportunidade de participar. Em seguida trabalham os temas em sala de aula com seus alunos, até a realização do concurso. A efetivação das atividades propostas aos professores tem aceitação satisfatória por parte dos mesmos, fato evidenciado com os resultados obtidos por meio dos auto-questionários aplicados após a execução das ações. O primeiro questionário, respondido por um total de 68 professores, 97% deles (66/68) afirmaram que não tiveram dificuldades para passar o conteúdo do livro infantil trabalhado com os alunos, abordando os temas zoonoses, guarda responsável e bem estar animal. Ainda 97% (66/68) dos professores avaliaram seus alunos como interessados nas ações do programa e 94% (64/68) dos professores acreditam que os alunos transmitem o conteúdo aprendido para seus pais e conhecidos, fazendo o papel esperado do aluno após o concurso. O segundo questionário foi respondido por 68 professores referente a apresentação da uma peça teatral, abordando o relacionamento entre uma criança e um cão. Desses, 91% (62/68) dos professores compartilharam da opinião de que esta ação foi marcante para a vida social dos alunos e 91% (62/68) afirmaram que o tema proposto pelo teatro será trabalhado em sala de aula. O terceiro questionário era referente a apresentação do vídeo institucional sobre o programa de esterilização de cães e gatos do município e foi respondido por 79 professores. Desses, todos acreditam que os temas abordados trouxeram uma nova idéia em relação ao tratamento dos alunos com os animais, 92% (73/79) avaliaram seus alunos como interessados no vídeo apresentado e 68% (54/79) consideraram o trabalho educacional como muito bom. O presente trabalho mostrou a importância de ações continuadas com crianças em fase de formação moral e intelectual e através das professoras que estão diariamente em contato com essas crianças é possível atingir o objetivo de programas que preconizem disseminação de conhecimento, como o descrito.