PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA QUARTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PINHAIS QUANTO A ZOONOSES, GUARDA RESPONSÁVEL E BEM ESTAR ANIMAL
Aluno de Iniciação Científica: Alessandra Jacobovski (Bolsista permanência)
Curso: Medicina Veterinária - Curitiba
Orientador: Simone Tostes de Oliveira Stedile
Co-Orientador: Alexander Welker Biondo
Colaborador: Cristiane da Conceição de Barros, Dariane Catapan, Gilda Maria Siqueira Tebet
Departamento: Medicina Veterinária
Setor: Ciências Agrárias
Palavras-chave: hábitos , animais , zoonoses
Área de Conhecimento: 40602001 - SAÚDE PÚBLICA
A educação infantil desempenha papel fundamental dentro de políticas públicas que visem mudanças de hábitos de uma população. A criança, por ainda não ter construído a sua gama de conhecimentos, é um ser passível de receber informações. E é nisto que se baseia o Concurso Veterinário Mirim, realizado pelo Projeto Controle de Zoonoses e Educação em Guarda Responsável em Curitiba e Região Metropolitana, em conjunto com prefeituras parceiras. Todo início de ano letivo é realizada a capacitação dos professores acerca de temas como zoonoses, guarda responsável e bem estar animal, para que sejam repassados aos alunos. Em São José dos Pinhais e Curitiba a capacitação é feita de modo conjunto pela prefeitura e pelo Projeto, já em Pinhais, é feita apenas pela prefeitura. Depois de ministrado o conteúdo, as crianças fazem um trabalho escolar sobre o que aprenderam. Os autores dos melhores trabalhos são premiados com uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses de seu município ou ao Hospital Veterinário da UFPR. Pinhais realiza o Concurso desde 2006, contando com a participação de aproximadamente 10.000 alunos, 23 escolas municipais e 15 creches. Curitiba aplica o concurso desde 2011, tendo uma participação de 1840 crianças e 25 escolas municipais. São José dos Pinhais também participa desde 2011, contando com a participação de 6561 alunos e 112 escolas. O objetivo do presente estudo é avaliar a percepção de alunos da quarta série da cidade de Pinhais quanto aos conteúdos trabalhados e verificar o quanto está sendo produtivo o Veterinário Mirim na mudança e construção de hábitos. Foram aplicados aos alunos questionários com questões de múltipla escolha, que posteriormente foram tabulados no Excel e analisados estatisticamente pelo programa Epi-Info, versão 3.5.1. De acordo com as respostas, 75,8% dos alunos relataram já ter participado do concurso, sendo que 90,3% disseram ter mudado o modo como tratam os animais domésticos, 94,2% afirmaram que se sentem mais preparados para cuidar de um animal doméstico com responsabilidade, 72,2% comentaram com os familiares as informações aprendidas e 91,2% acertaram o conceito de guarda responsável. Diante de tais dados, podemos afirmar que o concurso vem apresentando respostas positivas e, tendo em vista a continuidade do projeto, é de grande valia procurar o aprimoramento constante do Veterinário Mirim, buscando políticas mais abrangentes e novas parcerias, com o objetivo de atingir os alunos de modo eficaz, pois estes são propagadores do conhecimento e construtores de novos hábitos em relação à saúde.