PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS DO DOCENTE: ESTUDO COM PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM DA CIDADE DE CURITIBA
Aluno de Iniciação Científica: Reinaldo Miguel Dolny Massoquetti (PROBEM/UFPR)
Curso: Enfermagem
Orientador: Carmen Elizabeth Kalinowski
Departamento: Enfermagem
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Educação em Enfermagem , Ensino de enfermagem , Administração e Gerenciamento em Enfermagem
Área de Conhecimento: 40400000 - ENFERMAGEM
Compreende-se práticas educativas inovadoras como o apanhado das metodologias de processo ensino-aprendizagem em que o professor concede autonomia aos estudantes, facilita o processo a partir da realidade social e destaca pontos subjetivos da prática profissional em enfermagem, transversalizando pontos objetivos e teóricos. O presente estudo discorre sobre a produção científica em práticas educativas inovadoras do trabalho docente em Administração e Gerência em Enfermagem. É pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se da Revisão Integrativa, proposta por Ganong, em seis etapas. A temática definida na primeira etapa foi "práticas educativas inovadoras em disciplinas de administração e planejamento em enfermagem", e para proceder o levantamento de publicação foram utilizado os descritores: estratégias de ensino, estratégias de aprendizagem, educação em enfermagem, educação, aprendizagem, graduação em enfermagem, estudantes de enfermagem e ensino na base de dados SCIELO e definido o período de 2001 e 2010. Foram identificados 7.374 títulos, selecionados 293 títulos por discorrerem sobre práticas educativas em enfermagem, destes foram escolhidos 65 resumos indicarem temas de interesse deste estudo e finalmente após a leitura dos resumos foram selecionados para comporem a amostra 7 estudos, que após a leitura exaustiva dos textos completos, evidenciaram a compatibilidade com os objetivos descritos. Destes, dois foram caracterizados pelos autores como pesquisa e os demais como relato de experiência. Dos sete artigos estudados, foram identificadas nove áreas temáticas mais abordadas, considerando-as as categorias para analise. A categoria sobre politicas públicas e a contextualização foram as com maior frequência aparecendo em 05 dos artigos selecionados. As demais categorias apresentavam uma frequência de dois. Destaque para que todos os artigos estudados foram relatados diferentes práticas, demonstrando a versatilidade e criatividade dos docentes que atuam nesta área. Ressalta-se que os docentes estão preocupados com o desenvolvimento e aplicabilidade de práticas educativas inovadoras que atendam as Diretrizes Curriculares nacionais.