FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: CONHECIMENTO DISPONÍVEL NA BASE DE DADOS PUBMED E CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA
Aluno de Iniciação Científica: Jessika Rodrigues Rocha (PIBIC/CNPq)
Curso: Enfermagem
Orientador: Aida Maris Peres
Colaborador: Riciana Calixto Trueppel, Ana Carla Lemos Hipolito
Departamento: Enfermagem
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: Educação em Enfermagem , Gerenciamento , Organização e Administração
Área de Conhecimento: 40400000 - ENFERMAGEM
O estudo se insere na linha de pesquisa "Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem" compondo o projeto de pesquisa mais abrangente, denominado "Gerenciamento em Saúde e Enfermagem: formação e prática profissional", que busca a realização de pesquisas acerca da formação e da prática gerencial em Saúde e Enfermagem. Como objetivos, busca-se: analisar o conhecimento sobre a formação gerencial do enfermeiro, produzido em periódicos científicos, entre 2001 e 2011; e, identificar as concepções de discentes dos vários semestres de dois cursos de graduação em enfermagem acerca da dimensão gerencial no trabalho do enfermeiro e das oportunidades propiciadas para a sua formação gerencial. Trata-se de uma metodologia de abordagem qualiquantitativa que pretende desenvolver a pesquisa em duas etapas: busca de produção cientifica em base de dados por meio de revisão integrativa para sua análise, seguida por entrevistas com discentes de duas Universidades Privadas de Curitiba-PR. Nessa primeira etapa usou-se a base de dados da PubMed, sendo os critérios de inclusão: disponibilidade na íntegrapara consulta, periódicos indexados na base de dados selecionada; escrito em português, inglês ou espanhol; possuir um dos descritores: Educação em Enfermagem, Discentes, Docentes, Gerenciamento, Organização e Administração, Enfermagem, Formação e Conhecimento, sendo estes usados de maneira combinada. Através desses critérios de inclusão foram encontrados 11.891 artigos, os quais estão em fase final de seleção. Entre os enfoques adotados, destacam-se a interdisciplinaridade, formação de competências gerenciais, estratégias de ensino, tecnologias de informação e avaliação. Finalmente, de acordo com os resultados obtidos até o momento, é possível considerar que a pesquisa contribuirá com as discussões acerca da formação gerencial do enfermeiro e poderá subsidiar mudanças curriculares neste sentido.