AS REPRESENTAÇÕES DOS USUÁRIOS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FAMÍLIA

Aluno de Iniciação Científica: Jeniffer Kelly Franco de Jesus (PIBIC/CNPq)
Curso: Enfermagem
Orientador: Maria de Fátima Mantovani
Co-Orientador: Verônica de Azevedo Mazza
Colaborador: Camila da Silva Luz, Angela Mattei, Elis Martins Ulbrich
Departamento: Enfermagem
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: educação , família , usuários
Área de Conhecimento: 40400000 - ENFERMAGEM

A educação em saúde se constitui como estratégia da promoção da saúde ao englobar práticas de aprendizagem com vistas à autonomia dos usuários, de sua família e da comunidade, para favorecer ações conducentes à saúde. Os profissionais que trabalham na Estratégia em Saúde da Família utilizam desta estratégia. Nesta perspectiva estudar as representações sociais dos usuários sobre os conceitos de educação em saúde e família permite apreender como estes atores atribuem significados a estas práticas.  O objetivo é identificar as Representações Sociais dos usuários do programa de Estratégia de Saúde da Família sobre o conceito de educação em saúde e família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva realizada com 27 usuários de 20% do total das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família do município de Curitiba-PR. A coleta de dados foi realizada de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, através de uma entrevista semi-estruturada, com eixo temático relativo à representação de educação em saúde e família. Os dados foram transcritos e tratados mediante a análise de conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Foram encontradas duas categorias: "Família é tudo, a corda do coração" em que os usuários referem à estabilidade que a família lhes confere, ao contemplar um âmbito de manifestações de afeto, apoio nas atividades e no cuidado a saúde; e "Educação é o instrumento de mudança comportamental" que elucida a expectativa dos usuários em receber ordens para alterar sua conduta frente aos problemas de saúde que enfrenta. Conclui-se que as representações de família tem como essência a afeição e a segurança, e os conceitos de educação passam pela expectativa de explicação dos tratamentos e condutas em relação à saúde para mudanças comportamentais.

 

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