FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: CONHECIMENTO DISPONÍVEL NA BASE DE DADOS BVS E CONCEPÇÕES DOS
Aluno de Iniciação Científica: Ana Carla Lemos Hipolito (IC-Voluntária)
Curso: Enfermagem
Orientador: Aida Maris Peres
Co-Orientador: Riciana Calixto Truppel
Colaborador: Jessika Rodrigues Rocha
Departamento: Enfermagem
Setor: Ciências da Saúde
Palavras-chave: enfermagem , gerenciamento , discentes
Área de Conhecimento: 40400000 - ENFERMAGEM
A formação gerencial do enfermeiro é abordada neste estudo como fundamental à atuação profissional que compreende a complementaridade entre as dimensões cuidar e gerenciar. Como objetivos do projeto de pesquisa intitulado "Concepções teóricas e práticas sobre a formação gerencial do enfermeiro", busca-se: analisar o conhecimento sobre a formação gerencial do enfermeiro, produzido em periódicos científicos, entre 2001 e 2011; e, identificar as concepções de discentes dos vários semestres de dois cursos de graduação em enfermagem acerca da dimensão gerencial no trabalho do enfermeiro e das oportunidades propiciadas para a sua formação gerencial. O presente subprojeto tem com objetivo específico realizar busca de artigos científicos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde sobre a formação gerencial do enfermeiro, em periódicos científicos, entre 2001 e 2011. Este objetivo corresponde à primeira etapa da pesquisa, composta de uma revisão integrativa. Foi realizada coleta de dados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Os critérios de inclusão foram: disponibilidade na íntegra para consulta, em periódicos indexados nas bases de dadosselecionadas; escrito em português, inglês ou espanhol; possuir um dos descritores: educação em enfermagem, ensino de enfermagem, discentes, docentes, gerenciamento da/de prática profissional, enfermagem, organização e administração, formação, conhecimento como palavras-chaves na base de dados LILACS e Medline; e como palavras-chave, no resumo ou no corpo do texto na base de dados SCIELO. Foram encontrados 343 textos completos, sendo 34 em espanhol, 48 em inglês e 261 em português. Após a leitura dos resumos foram elencados 60 artigos para leitura dos textos completos: 07 em espanhol, 09 em inglês e 44 em português. Atualmente, 16 artigos estão sendo analisados. Os resultados parciais demonstram a predominância das publicações nacionais acerca da temática, o que se justifica pela preocupação dos pesquisadores docentes em avaliar os currículos de graduação em Enfermagem a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais.